Para acessar essa funcionalidade é necessário fazer login! Caso ainda não seja cadastrado, por favor, efetue seu cadastro.
Bem-vindo ao tour virtual na Assembleia de Minas. Sua visita começa pelo Palácio da Inconfidência, inaugurado em 1º de maio de 1972. Tombado pelo Patrimônio Público Municipal em 2009, o prédio abriga o Plenário, a área das comissões e gabinetes parlamentares. Nele também estão o Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema e a TV Assembleia, entre outros setores.
Em frente ao Palácio da Inconfidência está o Edifício Tiradentes, com 23 andares. O prédio reúne áreas administrativas da ALMG, além de gabinetes parlamentares. As dependências da Assembleia desdobram-se em mais prédios, como o Edifício Carlos Drummond de Andrade, onde funcionam o Centro de Apoio às Câmaras (Ceac) e o Procon Assembleia, além do prédio que abriga a Escola do Legislativo.
Saiba como chegar à ALMG. Agende sua visita guiada às dependências do Legislativo.
No 2º andar do Palácio da Inconfidência estão 48 dos 77 gabinetes dos parlamentares mineiros. Na área central do andar estão a TV e a Rádio Assembleia, que transmitem atividades e eventos da Assembleia de Minas.
Criada para facilitar o acompanhamento dos trabalhos da ALMG pela sociedade, a TV Assembleia foi a primeira emissora legislativa instituída após a regulamentação da TV a cabo no Brasil, em 1995. Em 2010, foi oficializado seu sinal aberto, o que permitirá ampliar, somente na Capital, o universo de telespectadores para 3 milhões.
Ao longo da década de 2000, a TV Assembleia se firmou como a emissora do Parlamento, da política e das eleições. Ela se mantém 24 horas no ar, com cobertura ao vivo das reuniões de Plenário e comissões, além de noticiários, debates e mesas-redondas. Saiba mais sobre a TV Assembleia
A Rádio Assembleia produz conteúdo jornalístico e informativo institucional sobre o trabalho parlamentar, sem vínculo partidário ou político, facilitando o direito do cidadão de acompanhar as atividades da ALMG.
O material produzido é distribuído a centenas de emissoras de Minas e está disponível no Portal da Assembleia. O acesso às informações é livre e gratuito, desde que a fonte seja citada durante a transmissão. Saiba mais sobre a Rádio Assembleia
Conceitos, expressões e termos usados com frequência