Participe

Ouvidoria

Ouvidor: Hely Tarqüínio
Partido: PV
A Ouvidoria Parlamentar tem o objetivo de garantir que o cidadão seja ouvido e respeitado. O órgão recebe e encaminha sugestões, questionamentos, reclamações ou denúncias a respeito do funcionamento do Poder Legislativo, garantindo a transparência das atividades da ALMG e do trabalho dos deputados. Qualquer pessoa, entidade representativa ou empresa pode apresentar suas solicitações à Ouvidoria. A Ouvidoria é composta por um ouvidor-geral e um ouvidor-substituto.

Endereço:
Rua Rodrigues Caldas, 30 - Santo Agostinho

Telefones:
(31) 2108-7828
0800 0310888 (ligação gratuita)

Horário de funcionamento:
8 às 17 horas

Integra a Rede Mineira de Ouvidorias Públicas
Cartilha da Rede Ouvir-MG

Veja também

Perguntas Frequentes

  • Por que a Assembleia decidiu criar uma Ouvidoria?

    A Ouvidoria Parlamentar foi criada pela Resolução 5.207, de 2002, com o objetivo de oferecer à sociedade um canal de comunicação com a Assembleia, por meio do qual o cidadão pode encaminhar denúncias, reclamações e sugestões sobre a atuação dos deputados. Em outras palavras, é mais um importante instrumento para o controle e a avaliação da gestão pública.

  • Como é escolhido o ouvidor e qual é a duração do seu mandato?

    O presidente da Assembleia de Minas nomeia, entre os deputados, o ouvidor-geral e o ouvidor-substituto. O mandato é de dois anos, coincidente com o da Mesa, não sendo permitida recondução.

  • Que tipo de questão posso encaminhar ao ouvidor?

    O ouvidor parlamentar analisa reclamações, denúncias, dúvidas ou sugestões dos cidadãos referentes à atuação dos deputados, no exercício do mandato. Pedidos de informações sobre as leis aprovadas na Assembleia também podem ser encaminhados ao ouvidor.

  • Como posso encaminhar uma denúncia ou reclamação?

    A Assembleia recebe diversos tipos de denúncias, que vão desde o desrespeito a lei estadual até ameaças de violência por parte de agentes públicos. Para denunciar o descumprimento da legislação por órgãos ou agentes públicos, você pode procurar um parlamentar, pelo serviço Fale com seu deputado.
    Também pode se dirigir aos parlamentares que integrem a comissão permanente relacionada com o objeto da denúncia. Por exemplo, se é um crime ambiental, procure um deputado da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; se é o caso d... Leia mais