O seminário legislativo é um dos tipos de eventos institucionais da ALMG. Ele geralmente se estende por alguns meses. Além das atividades presenciais em Belo Horizonte e no interior de Minas, prevê formas de participação on line, como a consulta pública sobre o tema discutido.
Os deputados organizam o evento sempre em parceria com a sociedade e com órgãos públicos. A ideia é democratizar o debate, a formulação e o acompanhamento de políticas públicas. Por isso, ao seu final, os participantes votam um documento que vai subsidiar ações legislativas e de governo.
No seminário legislativo, comissões técnicas interinstitucionais (CTIs), com integrantes escolhidos pelos próprios participantes, encarregam-se de produzir relatórios de propostas que servem de base para os debates no interior. Esses relatórios são depois modificados, a fim de incorporar as sugestões das diferentes regiões de Minas.
Na plenária final, expositores convidados dão palestras sobre o tema do seminário. Depois os participantes reúnem-se em grupos de trabalho, para consolidar o documento que será votado.Todos os inscritos têm direito a voz e a voto na plenária final.
A comissão de representação do seminário legislativo encarrega-se de acompanhar os desdobramentos das propostas aprovadas, visando à sua implementação.