Para buscar resultados que tenham mais de uma palavra:
- use o operador &&. Ex: projeto && saúde
Para buscar resultados com sequência exata de palavras:
- use os termos entre aspas. Ex: "reunião especial"
Para buscar resultados que contenham uma ou outra palavra:
- digite as duas palavras normalmente. Ex: meio ambiente saúde
Para buscar resultados sem um termo específico:
- antes do termo que deseja excluir, use o caracter -. Ex: comissões - saúde
Para buscar resultados com um termo ou suas palavras assemelhadas:
- digite as primeiras letras da palavra e complete com o caracter asterisco (não use como primeiro caracter do termo buscado). Ex: serv* para serviço, servidores; legis* para legislativo, legislação
Para substituir um caracter no meio ou fim da palavra:
- use o caracter ? para substituir uma letra (não use como primeiro caracter). Ex: inform?, para informe ou informo
A Pesquisa por Tema oferece normas e artigos da Constituição Estadual classificados em 23 temas. Está disponível em Consulte/Legislação, nas abas Legislação Mineira e Constituição Estadual.
Não. Na aba Legislação Mineira, a Pesquisa por Tema apresenta as seguintes normas estaduais: leis, leis complementares, leis delegadas e resoluções da ALMG, além de links para os artigos da Constituição Estadual e do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) relacionados ao assunto escolhido.
O resultado da Pesquisa por Tema não contém as normas infralegais, como os decretos e os regulamentos elaborados pelo Poder Executivo.
Para obter um resultado de pesquisa que traga todos os tipos de normas, faça a consulta na aba Pesquisa.
Não. Em Legislação Mineira, a Pesquisa por Tema traz apenas as normas mais importantes relacionadas a cada assunto.
O resultado da Pesquisa por Tema não traz normas inconstitucionais ou revogadas sobre o assunto.
Se você quiser localizar uma lei que não apareça nos resultados da Pesquisa por Tema, faça a consulta na aba Pesquisa.
Não. As leis modificativas de uma norma não estarão listadas no resultado da pesquisa, porque as alterações já foram incorporadas ao texto atualizado da norma.
A exceção são as leis modificativas que também trouxerem outros conteúdos. Estas, sim, estarão listadas.
Se você quiser localizar uma lei que não apareça nos resultados da Pesquisa por Tema, faça a consulta na aba Pesquisa.
A Pesquisa por Tema apresenta os principais artigos da Constituição e do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) sobre o assunto escolhido, com seus textos atualizados. As Emendas já estão incorporadas aos artigos da Constituição e/ou ADCT.
Se você quiser um tema que não esteja listado, faça a busca em Constituição Estadual, colocando a palavra-chave no campo Assunto.
O Entenda a Norma é um texto que explica os principais pontos de uma lei, emenda à Constituição, lei complementar, lei delegada e resolução da ALMG. O objetivo é facilitar o entendimento da norma pela população. Os textos do Entenda a Norma referem-se à versão original da norma e foram elaborados pela área técnica da Assembleia para as principais normas editadas desde 2007.
A Constituição Federal é a norma máxima e fundamental que rege a vida do País e que norteia o Direito brasileiro. Ela define os direitos fundamentais dos cidadãos e regula a organização do Estado. A Constituição Federal é responsável por delinear o restante das normas jurídicas, que devem seguir os princípios e regras nela dispostos.
A Constituição Estadual é a norma máxima responsável por regulamentar o funcionamento político e administrativo de cada Estado. Ela decorre da Carta Federal, que confere autonomia a cada unidade da federação para elaborar sua própria constituição. O texto estadual não pode contrariar o que foi definido pela norma federal.
Em Minas, a Constituição Estadual de 1989 tem como marca a participação popular, diferenciando-se das anteriores, que foram formuladas dentro de gabinetes ou durante a ditadura militar.
O multivigente é o texto da Constituição Estadual que contém as anotações de todas as modificações desta norma. Isso possibilita a comparação entre o texto atual e as versões anteriores.
O Regimento Interno é responsável por regulamentar o funcionamento político e administrativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Ele define as normas referentes aos seguintes temas, entre outros: sessões legislativas, posse de deputados, eleição da Mesa da ALMG, conduta dos deputados, reuniões de Plenário, trabalhos das Comissões, tramitação de proposições e eventos institucionais, entre outros.
O multivigente é o texto do Regimento Interno que contém as anotações de todas as modificações desta norma. Isso possibilita a comparação entre o texto atual e as versões anteriores.
Na Assembleia de Minas, os deputados podem aprovar os seguintes tipos de normas: emenda à Constituição, lei complementar, lei ordinária, lei delegada e resolução. Isso está no artigo 63 da Constituição Estadual, que segue as determinações da Constituição Federal.
É o termo utilizado para qualquer modificação feita no texto da Constituição Estadual. A emenda é originada de uma proposta de emenda à Constituição (PEC), que tramitou na Assembleia de Minas e foi aprovada.
A lei complementar regulamenta assuntos específicos previstos na Constituição Estadual, como a organização e a divisão judiciárias e a organização e a estruturação de órgãos públicos. Ela é originada de um projeto de lei complementar (PLC).
A lei ordinária (ou simplesmente lei) trata do restante das matérias que não são disciplinadas em lei complementar, sendo originada de um projeto de lei (PL).
A lei delegada é aquela feita e decretada pelo governador após a autorização dos deputados, dada por meio de uma resolução. São os parlamentares que definem, a partir da solicitação do governador, os assuntos que poderão ser tratados pela lei delegada, ajustando ou não a proposta original do Executivo. O artigo 224 do Regimento Interno estabelece que não podem ser temas de leis delegadas: atos de competência privativa da ALMG; assuntos de lei complementar; leis orçamentárias; organização do Judiciário, do Ministério Público e do Tribunal de Contas, além da carreira e da remuneração dos servidores desses órgãos.
A regulamentação de uma lei é um decreto do Executivo que traz detalhes sobre a norma e torna possível sua execução, sem criar regras novas ou divergentes. Nem todas as leis aprovadas necessitam de regulamentação; muitas são auto-aplicáveis. Tanto as leis quanto sua regulamentação (via decreto) podem ser consultados na página Legislação Mineira. Ao pesquisar uma lei, você encontra o link para o decreto no campo Vide, no quadro de Informações Referenciais.