O Direcionamento Estratégico 2010/2020 contribuiu, de forma decisiva, para o desenvolvimento institucional da ALMG, atendendo campos de expectativas da sociedade em relação à administração pública, como:
- geração de resultados
- eficiência
- qualidade do gasto público
- transparência.
Foi estruturada e implementada sistemática de gestão de processos na Assembleia, permitindo o mapeamento e o aprimoramento contínuo dos fluxos de trabalho, notadamente na dimensão intersetorial. Além da racionalização e da busca por eficiência, esse movimento também foi importante para sustentar avanços em áreas como gestão de pessoas, gestão documental e desenvolvimento de sistemas.
O trabalho de planejamento e evolução da gestão de pessoas na ALMG, baseado na metodologia de gestão por competências, gerou reflexos positivos e consistentes para desenvolvimento, avaliação, provisão e alocação das equipes da Casa.
Houve ênfase crescente no uso de tecnologias para suporte às atividades organizacionais. São alguns exemplos:
- desenvolvimento de sistemas
- digitalização e/ou tramitação eletrônica de documentos
- aprimoramento e ampliação da infraestrutura de TI. Como consequência, desde 2017, de forma pioneira, a Assembleia é certificada na norma ISO 20.000, que atesta boas práticas do gerenciamento de TI
Destaca-se também o esforço continuado de planejamento e racionalização da infraestrutura física e operacional da ALMG, para suporte à área administrativa e aos gabinetes parlamentares em atividades relacionadas a:
- compras e contratações
- manutenção predial
- serviços