Para acessar essa funcionalidade é necessário fazer login! Caso ainda não seja cadastrado, por favor, efetue seu cadastro.
Bem-vindo ao tour virtual na Assembleia de Minas. Sua visita começa pelo Palácio da Inconfidência, inaugurado em 1º de maio de 1972. Tombado pelo Patrimônio Público Municipal em 2009, o prédio abriga o Plenário, a área das comissões e gabinetes parlamentares. Nele também estão o Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema e a TV Assembleia, entre outros setores.
Em frente ao Palácio da Inconfidência está o Edifício Tiradentes, com 23 andares. O prédio reúne áreas administrativas da ALMG, além de gabinetes parlamentares. As dependências da Assembleia desdobram-se em mais prédios, como o Edifício Carlos Drummond de Andrade, onde funcionam o Centro de Apoio às Câmaras (Ceac) e o Procon Assembleia, além do prédio que abriga a Escola do Legislativo.
Saiba como chegar à ALMG. Agende sua visita guiada às dependências do Legislativo.
Logo na entrada do Palácio da Inconfidência, você encontra o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), que dá orientações e esclarece dúvidas do visitante. Neste pavimento, você também acessa as galerias superiores do Plenário e o Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema, que é formado pelo Teatro, pela Galeria de Arte e pelo Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (composto pelo Hall das Bandeiras e pelo hall principal, onde está a Tribuna Popular).
No térreo estão também os gabinetes do presidente e do 1º-secretário da Assembleia, além do Salão Nobre, espaço usado para recepcionar autoridades e que, assim como a Sala da Presidência, é tombado pelo Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. Há também a Sala de Imprensa, local destinado ao atendimento de jornalistas, e setores administrativos.
O acesso do público ao Palácio da Inconfidência se dá tanto pela rua Rodrigues Caldas, 30, quanto pelo Hall das Bandeiras.
O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) é o setor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais responsável por fornecer informações sobre as atividades institucionais, a tramitação de projetos, a legislação mineira e federal e jurisprudência. Além disso, o CAC recebe sugestões e denúncias que são encaminhadas para análise das comissões permanentes, facilitando a interlocução da sociedade com o Poder Legislativo.
O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20 horas. Saiba mais sobre o CAC
O Auditório José Alencar Gomes da Silva é mais um espaço de participação popular na Assembleia de Minas.
Localizado próximo ao Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, o novo espaço atende à prioridade do Direcionamento Estratégico do biênio 2017-2019 de melhorar a infraestrutura da Assembleia para a realização de eventos.
O Espaço Político-Cultural Gustavo Capanema (EPC) foi inaugurado em 1992 e é formado pelo Teatro, pela Galeria de Arte e pelo Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (integrado pelo Hall das Bandeiras e pelo hall principal, onde está a Tribuna Popular). Esses espaços recebem diversas manifestações culturais, como peças de teatro, apresentações musicais, exposições, feiras de artesanato e manifestações populares. Saiba mais sobre a ALMG Cultural.
O Teatro da Assembleia foi idealizado para ser um dos mais modernos e bem equipados teatros de bolso de Belo Horizonte. Foi projetado pelo arquiteto Álvaro Hardy e tem capacidade para 145 pessoas. A ocupação é feita por concorrência pública semestral, com editais publicados em maio e novembro.
As apresentações são de sexta-feira a domingo, às 17 horas, para espetáculos infantis; e às 21 horas, para shows e peças para adultos. Os demais dias e horários são reservados para eventos institucionais.
A Galeria de Arte tem 250 m² de área útil, com pé direito de 7 metros, e é ocupada com exposições de artes plásticas e de artesanato; mostras educativas e culturais que integram a agenda institucional da ALMG; e lançamentos de obras literárias.
Anualmente, na segunda semana de novembro, é publicado edital da concorrência pública para ocupação do espaço com exposições de artes plásticas. Quando não há exposições agendadas, a galeria sedia mostras de artesanato de associações e cooperativas, programadas a partir de solicitação de gabinetes parlamentares.
A galeria funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas.
Na Galeria, está o mural da artista plástica Yara Tupynambá que conta a história de Minas Gerais. A restauração e a transposição do painel para o local fazem parte do projeto Memória do Legislativo Mineiro, do Direcionamento Estratégico Assembleia 2020.
Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira é o nome dado à entrada principal do Palácio da Inconfidência, que está voltada para a Praça Carlos Chagas. Ele é formado pelo hall principal, onde fica a Tribuna Popular; e pelo Hall das Bandeiras, onde está instalada escultura em ferro fundido do artista plástico mineiro Amilcar de Castro.
Na escultura, o triângulo dá passagem à representação popular, e o círculo simboliza a aliança da sociedade com o Legislativo.
O local pode ser reservado por entidades e associações de classe para manifestações, e o sistema próprio de sonorização é acionado mediante solicitação. Não é permitida a entrada de caminhões de som.
Conceitos, expressões e termos usados com frequência