Para acessar essa funcionalidade é necessário fazer login! Caso ainda não seja cadastrado, por favor, efetue seu cadastro.
A Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizará uma audiência pública, nesta quarta-feira (27/8/14), às 9 horas, no Auditório. O objetivo é debater as perseguições a sindicatos no período da ditadura, como desdobramento do Ciclo de Debates Resistir Sempre - Ditadura Nunca Mais: 50 anos do Golpe 64.
O autor do requerimento, deputado Durval Ângelo (PT), ressalta que a comissão está promovendo várias audiências públicas sobre o tema. "É preciso resgatar a nossa história e apurar os crimes cometidos durante o regime. Precisamos lembrar a nossa história, para que ela não seja repetida”, salienta o parlamentar, que é presidente da comissão.
Para a reunião foram convidados o ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, Dídimo Miranda de Paiva; o ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de João Monlevade e atual vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores de Minas (CUT-MG) - Regional Vale de Aço, João Paulo Pires Vasconcellos; o ex-presidente da União dos Trabalhadores da Educação de Minas Gerais e presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Fernando Viana Cabral; e o ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte, Contagem e Região, Enio Seabra.
Também foram chamados os ex-presidentes da Confederação Geral dos Trabalhadores de Juiz de Fora, Clodesmidt Riani; do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Unaí, Maria Aparecida Rodrigues de Miranda; do Sindicato dos Professores de Minas Gerais, Carlos Magno Machado; e do Sindicato dos Petroleiros de Minas Gerais, Agnaldo Aquiles Peixoto Quintela.
Outros convidados foram o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em Ciência Política, Michel Marie Le Ven; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Francisco, Paulo Gomes Ferreira; o diretor regional da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) Vale do Mucuri – Poté, Joaquim Pereira da Silva; o ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bocaiuva, Juarez Teixeira Santana; e a viúva de Sinval Bambirra, que foi presidente da Federação dos Tecelões, Dora Bambirra.
Conceitos, expressões e termos usados com frequência