Para acessar essa funcionalidade é necessário fazer login! Caso ainda não seja cadastrado, por favor, efetue seu cadastro.
Descendentes do criador da primeira imobiliária de Belo Horizonte serão homenageados pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na próxima terça-feira (16/8/22). A reunião será às 10 horas, no Auditório José Alencar.
Os engenheiros civis Maria Helena Maia Saliba Ribeiro; Aluísio de Aguiar Maia Saliba; e Mario de Aguiar Maia Saliba são netos do português Francisco Marques da Silva Maia, que, no começo do século XX, cuidava de imóveis de amigos na recém-inaugurada Capital do Estado.
Atendendo a requerimento do deputado Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), os três descendentes receberão votos de congratulações pela atuação da família na conservação de diversos edifícios da Capital. Dentre eles está o Edifício Aída Maia, construído no começo do século XX e tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal no ano de 2000. O prédio fica na Rua Tupinambás, 320, no Centro de Belo Horizonte.
O advogado e economista Álvaro Maia, filho de Francisco Marques da Silva Maia, criou a Álvaro Maia Administradora de Imóveis, que chegou a gerenciar 5 mil imóveis em Belo Horizonte entre as décadas de 1930 e 1960. O advogado começou no ramo imobiliário seguindo os passos do pai, alugando e vendendo imóveis de amigos que iam para Portugal. A empresa atua em Belo Horizonte ainda nos dias de hoje.
Conceitos, expressões e termos usados com frequência