Para acessar essa funcionalidade é necessário fazer login! Caso ainda não seja cadastrado, por favor, efetue seu cadastro.
Foram prorrogadas até 20 de outubro as inscrições para o Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) de 2023.
Câmaras municipais interessadas em ingressar no projeto devem fazer a adesão por meio de formulário disponível no Portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). As câmaras que participaram da última edição estão automaticamente inscritas.
No ato da inscrição, é obrigatória a indicação da câmara municipal, inclusive com o CNPJ. Cada casa legislativa poderá indicar até três representantes, sejam vereadores ou servidores. Além dos dados pessoais de cada um, é preciso informar no formulário os dados institucionais da câmara, que serão os mesmos para todos os representantes.
O regulamento do programa também está disponível no portal e traz todas as informações sobre competências e responsabilidades dos participantes, bem como a preparação e as etapas. Em 2023, o PJ Minas debaterá o tema “Jovem e Mercado de Trabaho”. A escolha foi feita durante a etapa estadual da edição de 2022, realizada entre os dias 21 e 23 de setembro, na sede da ALMG.
O PJ Minas é um programa de educação política e cidadã voltado para estudantes do ensino médio. Ele é realizado pela ALMG, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com as câmaras municipais e com apoio da PUC Minas.
Desenvolvido em etapas (municipal, regional e estadual), o PJ Minas prevê a discussão, a elaboração e a priorização de propostas de políticas públicas relacionadas ao tema da edição. Em 2022, os estudantes abordaram o tema “Saúde Mental do Jovem”. Foram 121 cidades parceiras – sendo 28 ingressantes – divididas em 18 polos regionais.
Conceitos, expressões e termos usados com frequência