Notícias Rss

Estudantes de Miravânia foram atuantes nas redes sociais e garantiram prêmio de protagonismo juvenil
Estudantes de Miravânia foram atuantes nas redes sociais e garantiram prêmio de protagonismo juvenil - Foto:Câmara Municipal de Miravânia
19/10/2022 17h23

Experiência com PJ Minas rende premiação a escola

Trabalho realizado em Miravânia foi considerado essencial para alcance do Prêmio Escola Transformação.

A experiência do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) em Miravânia, no Norte do Estado, foi essencial para que a Escola Estadual Dona Maria Carlos da Mota ganhasse o Prêmio Escola Transformação, concedido pelo Governo de Minas. O projeto foi apresentado no escopo do protagonismo juvenil e selecionado como prática exitosa pela Secretaria de Estado de Educação (SEE).

O PJ Minas é um programa de educação política e cidadã voltado para estudantes do ensino médio. Ele é realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da Escola do Legislativo (ELE), em parceria com as câmaras municipais e com apoio da PUC Minas.

A professora da escola e presidente da Câmara de Vereadores de Miravânia, Elzenice Gomes Dourado, conta que outras ações foram desenvolvidas pela escola, mas que o PJ Minas foi preponderante para a premiação. “A transformação dos jovens do projeto foi rápida e muito visível. Em pouco tempo, os alunos ganharam muita desenvoltura. Todos na escola perceberam esse crescimento”, justifica.

A proposta de participação política e cidadã do PJ Minas também foi transformadora para os jovens, na avaliação de Elzenice. “Num ano eleitoral e com grande polarização, isso foi muito importante. Os jovens também foram muito ativos nas redes e isso foi determinante para o êxito do projeto”, acrescentou.

Três Corações

Em Três Corações (Sul), a coordenação estadual do PJ Minas foi convidada a participar do I Fórum Municipal Juventude e Cidadania, nesta quinta-feira (20/10/22). Cerca de 180 estudantes do último ano do ensino fundamental e dos dois primeiros anos do ensino médio são aguardados. Eles são potenciais estudantes do PJ Minas em 2023.

A programação inclui, entre outras abordagens, uma discussão sobre Saúde Mental, que foi tema do PJ Minas em 2022, e outra sobre Mercado de Trabalho, tema já escolhido para 2023. “Não vamos falar apenas do PJ Minas em si, mas da importância dessa discussão que virá no próximo ano”, antecipa Ricardo Moreira, que dividirá a apresentação com Veruska Gontijo. Ambos são da coordenação estadual do PJ Minas.

Ainda na quinta-feira, mas durante a manhã, os coordenadores terão um encontro com representantes de câmaras municipais vizinhas a Três Corações, para incentivá-las a ingressarem no PJ Minas. As inscrições para a edição de 2023 terminam também nesta quinta (20) e podem ser feitas por meio de formulário disponível no Portal da Assembleia.

Formação

Também estão abertas, até o dia 25/10, as inscrições para o Curso de Formação de Coordenadores Municipais 2023. A participação nesse curso é requisito para a participação no PJ Minas. A formação será realizada em novembro, na sede da Escola do Legislativo. Todas as informações e ainda o link para a inscrição na plataforma de educação a distância, estão disponível no Portal da ALMG.


Tópicos:
Últimas Notícias
21/06/2024 Denúncias de funcionários da MGS serão apuradas pelo Ministério do Trabalho
00:03:49 | Download (8972kb)

21/06/2024 Tadeu Martins Leite encerra encontros regionais da Crise Climática em Unaí
00:06:01 | Download (14129kb)
facebook facebook
Carregando Carregando posts...
Twitter Twitter
Twitter