Para acessar essa funcionalidade é necessário fazer login! Caso ainda não seja cadastrado, por favor, efetue seu cadastro.
Este livro apresenta uma síntese do Relatório Final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da ALMG sobre o rompimento da barragem da mineradora Vale, em Brumadinho. Ele prioriza os fatos apurados sobre essa tragédia-crime, as conclusões, as medidas tomadas e as recomendações feitas a outras instâncias do poder público, às empresas e entidades envolvidas.
Seu objetivo é tornar mais acessível a todos os cidadãos interessados o resultado dos trabalhos da CPI. Para isso, o texto do relatório foi resumido, mantendo-se o conteúdo e o rigor técnico original. Entre os conteúdos acrescentados, destacam-se depoimentos de familiares das vítimas e fotos que ilustram a tragédia e o passo a passo da comissão.
A comissão de inquérito investigou as causas do rompimento da barragem de rejeitos da Vale que causou a morte de 272 pessoas, em 25 de janeiro de 2019, e provocou impactos ambientais e sociais sem precedentes. A CPI confirmou a omissão da mineradora, que não tomou as devidas providências para impedir a catástofre. O livro destaca as ações do Legislativo mineiro para exigir a responsabilização dos culpados, mas também é um tributo às vítimas. Para que esse crime não seja jamais esquecido.
Várias publicações produzidas pela Assembleia, com enfoque em assuntos como atuação do Parlamento, análises históricas e dicas sobre direitos do consumidor e o processo legislativo, estão disponíveis gratuitamente no portal, para consulta e download. Verifique o conteúdo nas páginas Publicações Periódicas, Obras de Referência e Cartilhas e Manuais.
Há também publicações impressas disponíveis para venda na Leia mais
As publicações impressas disponíveis podem ser adquiridas presencialmente, a preço de custo compartilhado. O pagamento deve ser realizado exclusivamente em dinheiro. Veja a relação completa dos títulos disponíveis e valores. O atendimento das demandas dependerá do estoque disponível.
A Livraria do Legislativo funciona das 7h30 às 19 horas, no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Asssembleia (veja horário de funcionamento e como chegar).
Todas as vendas realizadas na Livraria do Legislativo são registradas em notas de compartilhamento de custos, encaminhados mensalmente ao setor de finanças e contabilidade da Assembleia de Minas, que presta contas ao Ministério Público Estadual e dá transparência aos dados. No link Prestação de Contas / Execução Orçamentária, as receitas provenientes das vendas da livraria estão disponíveis no relatório “Receitas – Arrecadações bancárias”, como item “outros depósitos”.
Conheça as normas para publicação de artigos nos Cadernos. Para esclarecer suas dúvidas, Fale com a Escola do Legislativo.
São obras que possuem uma periodicidade de publicação definida (exemplo: mensal, bimestral, trimestral, etc.). Entre as publicações periódicas da Assembleia de Minas, estão os Cadernos da Escola do Legislativo (semestral), os Relatórios de Atividades e a Revista do Legislativo (anuais).
Conceitos, expressões e termos usados com frequência