Participe
Sistemas eleitorais
Consulta Pública - Sistemas eleitorais
Consulta Pública - Sistemas eleitorais Todos os temas
São, além de formas de escolha de quem terá atribuições e encargos do Governo, sistemas com funções de controle, expressão e representação de interesses. No caso do Brasil, Estado de Direito organizado sob a forma de república presidencialista, o sistema eleitoral trata das formas de eleição dos membros do Poder Legislativo e do chefe do Poder Executivo.

Contribuições do tema: Sistemas eleitorais

Mostrando de 11 a 20 de 90 contribuições

Data Ordenar por data Contribuições Positivas Negativas
22/jun
18:02
Por Monica Ferreira | Estudante de Ciencia Política/UFMG | Contagem/MG Sistema Proporcional com LISTA FECHADA Meses após as eleições os eleitores não lembram em quem votou, e dessa forma não cobram suas propostas. Votando só no partido, havera mais facilidade de cobrarmos melhorias, visto que é uma proposta única.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

2
0
22/jun
17:17
Por Darah Monique de Souza Aguiar | Belo Horizonte/MG Sistema Proporcional de Lista Fechada
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
22/jun
17:03
Por Lucas Alencar Maia | Belo Horizonte/MG SISTEMA PROPORCIONAL DE LISTA FECHADA. No atual sistema (lista aberta) durante as eleições, quase toda campanha gira em torno de nomes invididuais, com forte tendência de candidatos pedindo votos para si em propagandas maciças destacando o nome, a foto e o número de identificação com pouca ou nenhuma informação sobre sua filiação partidária. As pesquisas mostram que, além de promover a ¿personalização¿ e enfraquecer os partidos, seis meses após o pleito MENOS DA METADE dos eleitores LEMBRA O NOME DO CANDIDATO EM QUE VOTOU e muito menos o partido. Outra conseqüência que os críticos têm destacado, é que, no sistema de lista aberta, ao invés de os candidatos do mesmo partido cooperarem entre si, competem pelas possíveis cadeiras obtidas pelo partido. Como ja dito o SISTEMA DE LISTA FECHADA trará mais vantagens que o atual.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

3
0
22/jun
16:47
Por Maria Cecilia Rubinger de Queiroz | Belo Horizonte/MG Sou a favor do voto distrital.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
22/jun
16:33
Por Ana Paula Silva Ferreira | Belo Horizonte/MG Acredito que o melhor é o sistema misto, adotado em grandes democracias pelo mundo, mas o Brasil ainda precisa passar pela fase do sistema proporcional com lista fechada; vejo como uma etapa a ser superada para que se possa estabelecer o sistema misto de forma correta. Ao contrário do que muitas pessoas pensam em relação ao sistema proporcional com lista fechada, esse não será responsável pela diminuição da democracia ou do "contato" do político com o povo, pelo contrário. Dessa maneira os políticos estarão representando de fato o nome do partido, que cobrará resultados e uma boa postura do mesmo, pois caso não se faça um bom mandato, o político e o partido serão punidos na próxima eleição com o voto do eleitor em candidato de outro partido. Assim, os partidos se fortalecerão e terão maior preocupação ao indicar seus candidatos. O sistema de lista aberta é péssimo, pois votamos em um partido sem ter nenhum parâmetro de quem serão os candidatos mais votados e consequentemente os que assumirão as cadeiras. É um "tiro no escuro".
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
22/jun
13:38
Por Elizelayne de Souza Carvalho | Ferros/MG Sou favorável ao sistema único e/ou além das eleições provas escritas de conhecimento/capacitação para o cargo ao qual pleiteia.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
22/jun
13:22
Por Elizelayne de Souza Carvalho | Ferros/MG Deve existir somente o sistema majoritário para os poderes executivo e legislativo. Os partidos mais fortes evidentemente fazem mais cadeiras dificultando a possibilidade dos partidos pequenos. Não ha justiça/igualdade nesta proporção.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
21/jun
18:31
Por Flávio Eustáquio Bertelli | Belo Horizonte/MG Acho que é um tema delicado, relevante e históricamente problemático. Desde a República Velha existe a subrepresentação arguindo-se critérios os mais perversos. Os Estados mais populosos acabam por terem subrepresentação na Câmara Federal. Exige discussão aprofundada, com o concurso de todas as camadas da sociedade civil. Há prós e contras em várias das alternativas.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
21/jun
07:57
Por Eli Ismael de Oliveira | Itabirito/MG O sistema majoritário é o mais justo
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
1
20/jun
23:54
Por José Carlos Gomes | Itaguara/MG O voto representa uma procuração dada a um candidato para nos representar. Portanto tem que ser eleito o candidado que somar o maior número de votos, para todos os cargos, ou seja, Sistema majoritário inclusive para deputados federais e estaduais e vereadores.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
2


páginas 2/9
Ir para Ir para

Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 90
Removidas pelo moderador (total): 1



Contribuições por tema












Contribuições mais apoiadas


14
Rony Von dos Reis de Camargos | Unaí/MG

O Sistema majoritário uninominal permitirá que o cidadão, opine, apresente propostas e cobre diretamente do representant(...)


13
Hugo Rebello | Montes Claros/MG

Sou contra a lista fechada porque: 1- representa voto indireto, onde quem escolhe o candidato não é o eleitor, mas o par(...)


6
Dilce M Cunha | Juiz de Fora/MG

Sou a favor do sistema majoritário uninominal por entender que nesse sistema todas as regiões teriam uma representativid(...)


5
Reisvelt Tomich | Teófilo Otôni/MG

Vamos acabar com esta pratica, que seja os 77 mais votados.


5
João Max de Sousa | Monte Alegre de Minas/MG

No Brasil os eleitores votan escolhendo o candidato e não o partido , portanto é um absurdo que a vontade maior do voto (...)


5
Leonardo Camargos Faria | Belo Horizonte/MG

Executivo: permanece com as mesmas regras. Legislativo: concurso público ao invés de eleição. O legislador seria, assim,(...)