Participe
Sistemas eleitorais
Consulta Pública - Sistemas eleitorais
Consulta Pública - Sistemas eleitorais Todos os temas
São, além de formas de escolha de quem terá atribuições e encargos do Governo, sistemas com funções de controle, expressão e representação de interesses. No caso do Brasil, Estado de Direito organizado sob a forma de república presidencialista, o sistema eleitoral trata das formas de eleição dos membros do Poder Legislativo e do chefe do Poder Executivo.

Contribuições do tema: Sistemas eleitorais

Mostrando de 21 a 30 de 90 contribuições

Data Ordenar por data Contribuições Positivas Negativas
20/jun
22:56
Por Fernando Vieira de Freitas | Ciências Sociais/UFMG | Belo Horizonte/MG Sou a favor do sistema proporcional com lista fechada. A lista aberta gera muito personalismo e esmaece o papel dos partidos políticos. A perda de identidade e o esvaziamento do discurso são reforçados no atual sistema político na medida em ele permite que os holofotes se virem para personalidades que são eleitos, em muitos casos, mais por visibilidade e popularidade do que por competência política. A lista fechada obrigaria os políticos a buscar relevância dentro do partido, o que se faz com trabalho na base, principalmente se aliado ao financiamento público de campanhas. A atualização, e a formação dos candidatos tenderia a aumentar já que a necessidade de demonstrar competência própria em relação a outros membros do partido para encabeçar a lista seria de fato necessária.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

4
1
20/jun
22:47
Por Amanda Monique Maia | Belo Horizonte/MG Diante dos problemas estruturais e alguns procedimentos do atual sistema político, defendo a adoção da lista fechada na possível Reforma Política no Brasil. Esta traria como possiveis consequencias: o mandato passaria a pertencer ao partido e não a pessoa eleita, evitando assim a migração que ocorre dos candidatos para outro partido depois de eleitos. As bancadas parlamentares se tornariam mais coesas e eficientes e os partidos políticos mais fortes, o que facilitaria o aperfeiçoamento da democracia brasileira. Além disso, o novo sistema também traria como vantagens a ocorrência de uma diminuição de disputas por votos entre os candidatos do próprio partido; um maior controle da Justiça Eleitoral no financiamento de campanhas, uma vez que o mesmo irá para o partido e não ao candidato; as cotas para mulheres dentro do partido/coligação seriam mais facilmente operáveis; estimularia os candidatos sem recursos a concorrerem eleitoralmente e principalmente evitaria o chamado ¿locomotivas eleitorais¿, que ocorre quando um candidato, muito bem votado ¿elege¿ outros candidatos do mesmo partido ou coligação que receberam poucos votos. Em suma, a lista fechada acenderia mais confiança do cidadão no governo, reduzindo a influência dos grupos de interesse.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

3
0
20/jun
19:25
Por Leonardo Camargos Faria | Belo Horizonte/MG Executivo: permanece com as mesmas regras. Legislativo: concurso público ao invés de eleição. O legislador seria, assim, um agente político semelhante ao juiz de direito e promotor de justiça, com carreira funcional. Teríamos um código de processo legislativo eficiente para garantir a representatividade da população à confecção de novas leis. . Teríamos vários ganhos: não haveria mais eleição (e nem o seu custo para o estado e muito menos recursos financeiros, sejam públicos ou privados, para campanhas eleitorais), foco na legislação e não no assistencialismo, independência total do mandato do executivo, criação de câmaras estaduais nas cidades do interior, redução significativo do número de partidos políticos (seriam restritos ao executivo), menor número de assessores e funcionários nas câmaras, menor (ou quase nula, teoricamente) interferência política do executivo na confecção das leis, acesso real da população aos legisladores, maior transparência na votação das leis (que seriam votadas por colegiado interno e com voto aberto e justificado), etc. A idéia central é que o legislador pertença a um órgão realmente autônomo, sem que ele precise pensar na próxima eleição assim que assume o mandato e, caso não eleito, não precise negociar em qual órgão da administração pública ele assumirá como diretor enquanto não possuir mandato.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

5
0
20/jun
18:01
Por Flávia Lilian Santos Costa Barroso | Belo Horizonte/MG Sou favorável ao sistema majoritário uninominal, ou seja, sistema conhecido como voto distrital.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
1
20/jun
16:53
Por Vitor Greco Michelini | Belo Horizonte/MG Voto distrital inclusive para o "poder judiciário".
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
1
20/jun
15:55
Por Divaldo Rocha | Polícia Civil | Belo Horizonte/MG Sou à favor do sistema majoritário para todos os cargos eletivos. Assim, será respeitada à vontade e o interesse da maioria dos eleitores.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
1
20/jun
15:42
Por Joao Batista de Souza | Uberlândia/MG Aos Srs. Representantes do povo. Não queremos voto distrital. NUNCA! Deixa como está!
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0
20/jun
14:46
Por Wilson Moura Santos | Abadia dos Dourados/MG Deveria ser adotado o Sistema Majoritário Uninominal por representar de forma direta o desejo do eleitor!
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
1
20/jun
11:12
Por Carlos Ramalho | Contagem/MG Sou totalmente contrário a questão de votação através de modelo de lista fechada. O que a sociedade vem discutindo amplamente é a necessidade de se implantar o modelo de votação através de distrito, ou seja, implantação do sistema majoritário uninominal. Desta forma, o distrito sabe a quem recorrer e mais que isso, o candidato estará vinculado e legitimado por esta base (distrito) que terá mais facilidade e visibilidade no tocante a fiscalizar as ações do seu mandatário.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
1
20/jun
09:39
Por Rômulo Luiz Grossi | Cidadão Comum Livre de Seu Direito. | Belo Horizonte/MG O mais interessante seria optarmos por um sistema majoritário uninominal e atribuir direito ao cidadão do voto facultativo, sem a obrigatoriedade de termos que expressar a nossa satisfação obrigando-nos a votar em candidatos que nada representam para nossa sociedade, candidatos massificados pela mídia a se candidatarem por interesses da oligarquia empresarial se valendo dos seus favorecimentos ecomnômicos e partidários.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
1


páginas 3/9
Ir para Ir para

Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 90
Removidas pelo moderador (total): 1



Contribuições por tema












Contribuições mais apoiadas


14
Rony Von dos Reis de Camargos | Unaí/MG

O Sistema majoritário uninominal permitirá que o cidadão, opine, apresente propostas e cobre diretamente do representant(...)


13
Hugo Rebello | Montes Claros/MG

Sou contra a lista fechada porque: 1- representa voto indireto, onde quem escolhe o candidato não é o eleitor, mas o par(...)


6
Dilce M Cunha | Juiz de Fora/MG

Sou a favor do sistema majoritário uninominal por entender que nesse sistema todas as regiões teriam uma representativid(...)


5
Reisvelt Tomich | Teófilo Otôni/MG

Vamos acabar com esta pratica, que seja os 77 mais votados.


5
João Max de Sousa | Monte Alegre de Minas/MG

No Brasil os eleitores votan escolhendo o candidato e não o partido , portanto é um absurdo que a vontade maior do voto (...)


5
Leonardo Camargos Faria | Belo Horizonte/MG

Executivo: permanece com as mesmas regras. Legislativo: concurso público ao invés de eleição. O legislador seria, assim,(...)