Participe
Sistemas eleitorais
Consulta Pública - Sistemas eleitorais
Consulta Pública - Sistemas eleitorais Todos os temas
São, além de formas de escolha de quem terá atribuições e encargos do Governo, sistemas com funções de controle, expressão e representação de interesses. No caso do Brasil, Estado de Direito organizado sob a forma de república presidencialista, o sistema eleitoral trata das formas de eleição dos membros do Poder Legislativo e do chefe do Poder Executivo.

Contribuições do tema: Sistemas eleitorais

Mostrando de 81 a 90 de 90 contribuições

Data Ordenar por data Contribuições Positivas Negativas
17/jun
11:44
Por João Max de Sousa | Monte Alegre de Minas/MG No Brasil os eleitores votan escolhendo o candidato e não o partido , portanto é um absurdo que a vontade maior do voto fique prejudicada quando candidatos a vereador e deputados mais votados não são eleitos e outros com muito menos votos sejam. A vontade da maioria deve ser respeitada e não esta regra vergonhosa da proporcionalidade. Assim , sugiro que ACABEM COM A PROPORCIONALIDADE, E QUE OS MAIS VOTADOS SEJAM ELEITOS, PREVALECENDO A VONTADE MAIOR DO ELEITOR ! ! !
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

5
1
17/jun
09:46
Por Luciana Rebello | Montes Claros/MG Contra a lista fechada! Quero votar no candidato.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

6
6
16/jun
22:29
Por Hugo Rebello | Montes Claros/MG Sou contra a lista fechada porque: 1- representa voto indireto, onde quem escolhe o candidato não é o eleitor, mas o partido (lutamos tanto pelas "diretas já" e agora vamos abrir mão disso em relação a deputados e vereadores?); 2- estimula a corrupção dentro do partido, pois os candidatos mal-intencionados podem usar de meios escusos para conseguirem ser indicados pelo partido; 3 - afasta da política novos candidatos, bem intencionados, mas sem prestígio no partido; 4- eterniza os velhos caciques e reduz a alternância no poder; 5- afasta ainda mais o eleitor e dificulta ainda mais a cobrança sobre os políticos, que, afinal, não serão eleitos com o voto de ninguém (diretamente), mas do partido. Se hoje eles não se preocupam com o eleitor, imaginem quando o eleitor não puder deixar de votar neles, porque o voto é só do partido. Eles não vão ter de dar satisfação a ninguém.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

13
5
15/jun
17:32
Por Reisvelt Tomich | Teófilo Otôni/MG Vamos acabar com esta pratica, que seja os 77 mais votados.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

5
0
15/jun
17:29
Por Reisvelt Tomich | Teófilo Otôni/MG Lista fechada nunca, queremos votar no candidato.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

5
5
10/jun
14:52
Por Laurita Efigenia Gomes | Betim/MG Sou a favor do sistema atual,penso que este é mais justo e democrático. LauritaE.Gomes Betim-MG
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
4
10/jun
13:45
Por Dilce M Cunha | Juiz de Fora/MG Sou a favor do sistema majoritário uninominal por entender que nesse sistema todas as regiões teriam uma representatividade na câmara de forma igualitária.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

6
0
03/jun
12:40
Por Geraldo Edson Alves | Paracatu/MG Fazer a reforma política é muito importante, mas a lista fechada como alguns defendem é prejudicial a democracia, pois tira o direito dos cidadãos de fazerem suas escolhas, transferindo este direito legitimo e democrático para as mãos de um pequeno grupo de caciques regionais. Desta forma ficará muito difícil a renovação dos quadros políticos, pois apenas àqueles indicados nesta lista terão a oportunidade de disputar os votos. A minha sugestão é a seguinte: Câmara composta de 09 vereadores cada partido só poderá apresentar 09 candidatos, sem coligações proporcionais e os próprios partidos fazendo o filtro de candidatos. GERALDO EDSON ALVES Edinhodopt@hotmail.com http://twitter.com/edinhodopt
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

3
3
01/jun
23:46
Por Marcos Leonel de Campos | Pompéu/MG Sou favorável ao sistema proporcional com lista flexível, inicialmente até chegarmos a evolução com lista fechada.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
3
01/jun
12:06
Por Marcelo C. G. Leite | Belo Horizonte/MG Sou favorável ao Sistema Majoritário Uninominal, pois no caso de Minas se poderia dividir o estado em 51 distritos para a eleição para a câmara dos deputados, e seriam eleitos os 51 politicos mais votados em cada distrito, reduziria os gastos com as campanhas, pois a campanha ficaria reduzida a aquele distrito, e no caso estadual seria criados 77 distritos e eleitos os mais votados em cada distrito, reduzindo também os gastos com as campanhas.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

4
0


páginas 9/9
Ir para Ir para

Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 90
Removidas pelo moderador (total): 1



Contribuições por tema












Contribuições mais apoiadas


14
Rony Von dos Reis de Camargos | Unaí/MG

O Sistema majoritário uninominal permitirá que o cidadão, opine, apresente propostas e cobre diretamente do representant(...)


13
Hugo Rebello | Montes Claros/MG

Sou contra a lista fechada porque: 1- representa voto indireto, onde quem escolhe o candidato não é o eleitor, mas o par(...)


6
Dilce M Cunha | Juiz de Fora/MG

Sou a favor do sistema majoritário uninominal por entender que nesse sistema todas as regiões teriam uma representativid(...)


5
Reisvelt Tomich | Teófilo Otôni/MG

Vamos acabar com esta pratica, que seja os 77 mais votados.


5
João Max de Sousa | Monte Alegre de Minas/MG

No Brasil os eleitores votan escolhendo o candidato e não o partido , portanto é um absurdo que a vontade maior do voto (...)


5
Leonardo Camargos Faria | Belo Horizonte/MG

Executivo: permanece com as mesmas regras. Legislativo: concurso público ao invés de eleição. O legislador seria, assim,(...)