Participe
Data da posse dos chefes de Poder Executivo
Consulta Pública - Data da posse dos chefes de Poder Executivo
Consulta Pública - Data da posse dos chefes de Poder Executivo Todos os temas
Os chefes do Poder Executivo (presidente da República, governadores de Estado e prefeitos municipais) devem tomar posse no dia 1o de janeiro do ano seguinte ao das eleições. Essa regra é determinada pela Constituição Federal e tem como objetivo garantir ao eleito o controle sobre o orçamento do primeiro ano do mandato. Há propostas de alteração dessa data por causa de dificuldades de logística, como as festividades de final de ano e o fato de a data ser feriado nacional.

Proposta aprovada pela maioria dos membros da Comissão da Reforma Política do Senado Federal é de que a posse de prefeitos e governadores ocorra no dia 10 de janeiro, enquanto a do presidente da República seja feita em 15 de janeiro. Atualmente, a Constituição determina que deputados e senadores sejam empossados em 1o de fevereiro do ano subsequente ao das eleições.

Contribuições do tema: Data da posse dos chefes de Poder Executivo

Mostrando de 1 a 10 de 38 contribuições

Data Ordenar por data Contribuições Positivas Negativas
27/jun
09:59
Por José Luiz Sartini | Belo Horizonte/MG Para evitar gastos do erário público sugiro que todas as posses sejam em um só dia. O melhor seria o segundo sábado do mes de Janeiro pois seria em um fim de semana e obrigaria a todos os eleitos a estarem à disposição de suas casas na segunda feira.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
24/jun
09:45
Por Angelo Braz de Matos | Itaúna/MG Sou a favor a manutenção da data - primeiro de janeiro do ano subsequente ao da eleição.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
1
21/jun
22:06
Por Geraldo Malaquias Lins Junior | Partido Socialismo e Liberdade - PSOL | Belo Horizonte/MG Sou contra a forma atual, deve-se tomar posse no dia 15 do mês de janeiro.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0
21/jun
18:03
Por Flávio Eustáquio Bertelli | Belo Horizonte/MG Estou de acordo com o proposto pela Comissão da Reforma Política do Senado.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
21/jun
07:44
Por Eli Ismael de Oliveira | Itabirito/MG Manter o que já se pratica é o mais sensato
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
20/jun
16:31
Por Vitor Greco Michelini | Belo Horizonte/MG Sair do dia 1º. de janeiro é bom. O mais importante não é o dia da posse mas sim a intenção da posse.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
20/jun
15:50
Por Joao Batista de Souza | Uberlândia/MG Aos Srs. Representantes do povo. Mudar data de posse dos poderes é a mesma coisa que mudar no de ruas. Não altera nada em beneficio para os contribuintes!
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
20/jun
14:17
Por Wilson Moura Santos | Abadia dos Dourados/MG Sou Contra. Mudar uma regra que tem dado ceto por conveniência é bem típico da politica brasileira, eu como cidadão e eleitor quero o politico trabalhando como qualquer outro no Brasil, com direitos e deveres que nos são caros e foram duramente conquistados. A discussão de mudança deveria ser em função da carga horaria de trabalho dos senhores políticos, sua avaliação por desempenho feita por sua base eleitoral a cada ano por consulta pública direta ou indireta e o enquadramento destes nas regras que rejam de forma coerente sua atuação.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
20/jun
00:04
Por Carlos Ramalho | Contagem/MG A proposta aprovada pela Comissão do Senado é bastante relevante e deve ser apreciada com afinco. O fator preponderante no que diz respeito a data de posse dos ocupantes de cargos majoritários encontra-se justamente no que diz respeito a logística empenhada para que tal ato se concretize dentro do que prediz a legislação. Entretanto, cabe ressaltar que no modelo atual pela posse ser no dia 01 (feriado nacional) o gasto se eleva sobremodo, uma vez que, torna-se necessário o pagamento de horas extras aos milhares de funcionários envolvidos no evento. O montante desconheço, entretanto não deve ser menosprezado. Reduzir custos públicos desnecesários deve ser foco de qualquer gestor detentor de mandatos eletivos.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/jun
22:50
Por Marcus Quintão | Belo Horizonte/MG Acho que a data poderia ser transferida para o 5º dia útil de janeiro do ano subsequente ao da eleição.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0


páginas 1/4
Ir para Ir para

Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 38
Removidas pelo moderador (total): 0



Contribuições por tema












Contribuições mais apoiadas


5
Marcelo C. G. Leite | Belo Horizonte/MG

Apoio a proposta aprovada pela maioria dos membros da Comissão da Reforma Política do Senado Federal


1
Werlesson Jorgeo do Nascimento Sampaio | Belo Horizonte/MG

Sou contra. Acredito que desta forma apenas se adia o início do trabalho sem qualquer benefício de fato. No meu po(...)


1
Marco Antonio Pimenta Ferreira | Belo Horizonte/MG

Isto é perda de tempo. A data da posse pode ser a que está em vigor hoje. Ficar discutindo isto é bobagem e deixamos de (...)


1
Geraldo Malaquias Lins Junior | Partido Socialismo e Liberdade - PSOL | Belo Horizonte/MG

Sou contra a forma atual, deve-se tomar posse no dia 15 do mês de janeiro.