Participe
Data da posse dos chefes de Poder Executivo
Consulta Pública - Data da posse dos chefes de Poder Executivo
Consulta Pública - Data da posse dos chefes de Poder Executivo Todos os temas
Os chefes do Poder Executivo (presidente da República, governadores de Estado e prefeitos municipais) devem tomar posse no dia 1o de janeiro do ano seguinte ao das eleições. Essa regra é determinada pela Constituição Federal e tem como objetivo garantir ao eleito o controle sobre o orçamento do primeiro ano do mandato. Há propostas de alteração dessa data por causa de dificuldades de logística, como as festividades de final de ano e o fato de a data ser feriado nacional.

Proposta aprovada pela maioria dos membros da Comissão da Reforma Política do Senado Federal é de que a posse de prefeitos e governadores ocorra no dia 10 de janeiro, enquanto a do presidente da República seja feita em 15 de janeiro. Atualmente, a Constituição determina que deputados e senadores sejam empossados em 1o de fevereiro do ano subsequente ao das eleições.

Contribuições do tema: Data da posse dos chefes de Poder Executivo

Mostrando de 11 a 20 de 38 contribuições

Data Contribuições Positivas Ordenar por positivas Negativas
19/jun
19:17
Por Marcelo Claudio Carvalho | Belo Horizonte/MG Creio que a regra deve ser mantinda, posse no dia 1o de cada começo da legislatura.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
12:51
Por Carlos Henrique F. A. Costa | Grupo Balada | Barbacena/MG a favor de manter a atual data de 1º de janeiro para posse dos eleitos
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
10:18
Por Saulo Cunha Guimarães | Belo Horizonte/MG Apesar da proposta atender a logísitca para celebrações, penso nos problemas em estender, mesmo que por alguns dias, mandatos do Poder Executivo de candidatos a reeleção derrotados. É de se pensar o custo benefício.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
11:53
Por Felipe Comarela Milanez | Ouro Preto/MG Dificuldade logística e superada com planejamento estratégico e não com reforma política.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
11:53
Por Henrique Ferreira Guimarães | Belo Horizonte/MG Sou favorável a mudança de acordo com os membros da Comissão da Reforma Política.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
20/jun
14:17
Por Wilson Moura Santos | Abadia dos Dourados/MG Sou Contra. Mudar uma regra que tem dado ceto por conveniência é bem típico da politica brasileira, eu como cidadão e eleitor quero o politico trabalhando como qualquer outro no Brasil, com direitos e deveres que nos são caros e foram duramente conquistados. A discussão de mudança deveria ser em função da carga horaria de trabalho dos senhores políticos, sua avaliação por desempenho feita por sua base eleitoral a cada ano por consulta pública direta ou indireta e o enquadramento destes nas regras que rejam de forma coerente sua atuação.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
14:22
Por Ilidio Coelho dos Santos | Ouro Branco/MG Faria apenas 02 alterações na proposta aprovada pelos membros da comissão da reforma política : as datas da posse seriam nos domingos mais próximos aos dias 10 e15 de janeiro , para evitar ensejo a mais feriados .
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
20/jun
16:31
Por Vitor Greco Michelini | Belo Horizonte/MG Sair do dia 1º. de janeiro é bom. O mais importante não é o dia da posse mas sim a intenção da posse.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
11:34
Por Jacques Herskovic | Belo Horizonte/MG E o trabalho? Fica como está. O Brasil precisa trabalhar.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/jun
22:50
Por Marcus Quintão | Belo Horizonte/MG Acho que a data poderia ser transferida para o 5º dia útil de janeiro do ano subsequente ao da eleição.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0


páginas 2/4
Ir para Ir para

Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 38
Removidas pelo moderador (total): 0



Contribuições por tema












Contribuições mais apoiadas


5
Marcelo C. G. Leite | Belo Horizonte/MG

Apoio a proposta aprovada pela maioria dos membros da Comissão da Reforma Política do Senado Federal


1
Werlesson Jorgeo do Nascimento Sampaio | Belo Horizonte/MG

Sou contra. Acredito que desta forma apenas se adia o início do trabalho sem qualquer benefício de fato. No meu po(...)


1
Marco Antonio Pimenta Ferreira | Belo Horizonte/MG

Isto é perda de tempo. A data da posse pode ser a que está em vigor hoje. Ficar discutindo isto é bobagem e deixamos de (...)


1
Geraldo Malaquias Lins Junior | Partido Socialismo e Liberdade - PSOL | Belo Horizonte/MG

Sou contra a forma atual, deve-se tomar posse no dia 15 do mês de janeiro.