Participe
Sistemas eleitorais
Consulta Pública - Sistemas eleitorais
Consulta Pública - Sistemas eleitorais Todos os temas
São, além de formas de escolha de quem terá atribuições e encargos do Governo, sistemas com funções de controle, expressão e representação de interesses. No caso do Brasil, Estado de Direito organizado sob a forma de república presidencialista, o sistema eleitoral trata das formas de eleição dos membros do Poder Legislativo e do chefe do Poder Executivo.

Contribuições do tema: Sistemas eleitorais

Mostrando de 71 a 80 de 90 contribuições

Data Contribuições Positivas Ordenar por positivas Negativas
18/jun
12:16
Por Carlos Guizan | Belo Horizonte/MG Prefiro votar diretamente no candidato, portanto acredito que o sistema majoritario uninominal seja a melhor opcao, pois as regioes teriam maior representatividade e ficaria mais facil ao cidadao acompanhar a evolucao de seu candidato, no qual no proximo pleito o eleitor pode reafirmar sua escolha, ou optar por outra mais adequada.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
15:51
Por Alexandre Gustavo Melo Franco Bahia | Belo Horizonte/MG Ganharíamos muito com a adoção do sistema distrital misto, como ocorre na Alemanha.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
17:04
Por Wagner Jaques | Igarapé/MG No Sistema proporcional, todas as classes tem oportunidade de eleger pessoas de varias classes independente da poder aquisitivo, familia, fama. no sistema tirando o mais votado teremos artistas, ricos e famosos. pessoas que não conhecem a a realidade dos bairros, cidades e comunidades. Criticam a eleição do Tiririca, mas a maioria das pessoas que votaram nele, so o conhecem pela televisao, o que ele sabe sobre, seu bairro sua cidade. VOTO PROPORCIONAL GARANTE A DIVERSIDADE, QUAL A CHANCE DE UM CIDADÃO GANHAR DE UM ARTISTA GLOBAL??????
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
17:57
Por Cesar Augusto Rolim de Oliveira | Belo Horizonte/MG Sou amplamente contra os quocientes eleitoral e partidário. Eleitos são os que obtiverem maior número de votos.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/jun
12:09
Por Marcos André Nonaka | Universidade Federal de Minas Gerais (estudante) | Belo Horizonte/MG Sou a favor da manutenção do sistema majoritário para escolha de senadores, prefeitos, governadores e presidente da República e da implantação do sistema majoritário uninominal, ou sistema distrital, para eleição de deputados federais e estaduais. Pois acredito que este sistema aproximaria o candidato do eleitor, uma vez que este elegeria um representante para o seu distrito, tendo maior poder de cobrança e fiscalização sobre seus trabalhos. O foco do político também aumentaria, já que ele estaria representando primeiramente os interesses de seu distrito e, consequentemente, de sua unidade territorial, que estaria representada em sua totalidade, não havendo concentração de candidatos eleitos somente em determinada região do estado. Outra vantagem deste sistema é que cada partido indicaria somente um nome por distrito, dando ao eleitor a possibilidade de escolher entre candidatos da situação e oposição, de acordo com sua aprovação da atual gestão executiva. Este sistema funcionaria muito bem caso houvesse uma separação entre eleições parlamentares e governistas.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/jun
12:20
Por Fernanda Penna | Belo Horizonte/MG sistema majoritário uninominal - tem a vantagem de o eleitor estar mais próximo do candidato, facilitando o contato, as cobranças...; sistema majoritário pluriniminal - não concordo, pois os distritos maiores sempre teriam mais representates.; Sistema porporcional - desde que sejam colocados os mais votados; Sistema misto - não concordo; Cota de Gênero - independentemente de ser homem ou mulher, tem que ser FICHA LIMPA. Nada de cotas.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/jun
13:23
Por Gilvan Terra de Oliveira | Piumhi/MG Acho um absurdo esse quociente partidario. Nem os politicos no Brasil sabem quais são as propostas do partido, quem dirá o eleitor. Tem que vencer o candidato que tem mais voto.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
10/jun
14:52
Por Laurita Efigenia Gomes | Betim/MG Sou a favor do sistema atual,penso que este é mais justo e democrático. LauritaE.Gomes Betim-MG
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
4
20/jun
11:12
Por Carlos Ramalho | Contagem/MG Sou totalmente contrário a questão de votação através de modelo de lista fechada. O que a sociedade vem discutindo amplamente é a necessidade de se implantar o modelo de votação através de distrito, ou seja, implantação do sistema majoritário uninominal. Desta forma, o distrito sabe a quem recorrer e mais que isso, o candidato estará vinculado e legitimado por esta base (distrito) que terá mais facilidade e visibilidade no tocante a fiscalizar as ações do seu mandatário.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
1
01/jun
23:46
Por Marcos Leonel de Campos | Pompéu/MG Sou favorável ao sistema proporcional com lista flexível, inicialmente até chegarmos a evolução com lista fechada.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
3


páginas 8/9
Ir para Ir para

Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 90
Removidas pelo moderador (total): 1



Contribuições por tema












Contribuições mais apoiadas


14
Rony Von dos Reis de Camargos | Unaí/MG

O Sistema majoritário uninominal permitirá que o cidadão, opine, apresente propostas e cobre diretamente do representant(...)


13
Hugo Rebello | Montes Claros/MG

Sou contra a lista fechada porque: 1- representa voto indireto, onde quem escolhe o candidato não é o eleitor, mas o par(...)


6
Dilce M Cunha | Juiz de Fora/MG

Sou a favor do sistema majoritário uninominal por entender que nesse sistema todas as regiões teriam uma representativid(...)


5
Reisvelt Tomich | Teófilo Otôni/MG

Vamos acabar com esta pratica, que seja os 77 mais votados.


5
João Max de Sousa | Monte Alegre de Minas/MG

No Brasil os eleitores votan escolhendo o candidato e não o partido , portanto é um absurdo que a vontade maior do voto (...)


5
Leonardo Camargos Faria | Belo Horizonte/MG

Executivo: permanece com as mesmas regras. Legislativo: concurso público ao invés de eleição. O legislador seria, assim,(...)