Participe
Data da posse dos chefes de Poder Executivo
Consulta Pública - Data da posse dos chefes de Poder Executivo
Consulta Pública - Data da posse dos chefes de Poder Executivo Todos os temas
Os chefes do Poder Executivo (presidente da República, governadores de Estado e prefeitos municipais) devem tomar posse no dia 1o de janeiro do ano seguinte ao das eleições. Essa regra é determinada pela Constituição Federal e tem como objetivo garantir ao eleito o controle sobre o orçamento do primeiro ano do mandato. Há propostas de alteração dessa data por causa de dificuldades de logística, como as festividades de final de ano e o fato de a data ser feriado nacional.

Proposta aprovada pela maioria dos membros da Comissão da Reforma Política do Senado Federal é de que a posse de prefeitos e governadores ocorra no dia 10 de janeiro, enquanto a do presidente da República seja feita em 15 de janeiro. Atualmente, a Constituição determina que deputados e senadores sejam empossados em 1o de fevereiro do ano subsequente ao das eleições.

Contribuições do tema: Data da posse dos chefes de Poder Executivo

Mostrando de 1 a 10 de 38 contribuições

Data Contribuições Positivas Negativas Ordenar por negativas
01/jun
08:52
Por John Santos | Belo Horizonte/MG Sou favoravel a mudança de data, uma vez que facilitaria todo o calendário executivo, preservando assim o dia 1º de janeiro e as festividades de final de ano e ou feriado nacional.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

3
3
01/jun
11:54
Por Marcelo C. G. Leite | Belo Horizonte/MG Apoio a proposta aprovada pela maioria dos membros da Comissão da Reforma Política do Senado Federal
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

5
1
24/jun
09:45
Por Angelo Braz de Matos | Itaúna/MG Sou a favor a manutenção da data - primeiro de janeiro do ano subsequente ao da eleição.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
1
19/jun
09:41
Por Lourdes Zaniratti | Belo Horizonte/MG Esta pesquisa está direcionada e não atende aos interesses dos cidadãos. Não estão incluídas as questões referentes ao direito do voto, salários dos parlamentares., redução da quantidade de parlamentares no país e quais os serviços estes parlamentares devem prestar ao país.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
15:05
Por Alexandre Maciel Couto de Sá | Belo Horizonte/MG Acho uma proposta inútil, de pouca relevância. Pelo visto, essa reforma política só beneficia os políticos. Na minha visão, deveria constar numa reforma política: fim do voto obrigatório, fim do voto secreto nos parlamentos (tenho direito de saber o que meu representante anda fazendo/votando), fim do voto de legenda (deveriam ser eleitos os candidatos que tiverem mais votos nas urnas, independentemente de qual seja o seu partido), voto distrital, ficha limpa, transparência total de gastos públicos, fim do foro privilegiado e imunidades (justiça igual para todos), fim dos privilégios, mordomias e nepotismo, meritocracia nos setores públicos, contratação apenas com concurso, fim da estabilidade dos servidores, drástica redução da carga tributária, revisão do pacto federativo destinando mais recursos aos municípios e estados. Enfim, são temas bem mais relevantes para toda a sociedade.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/jun
16:20
Por Aloizio Martins da Costa | Belo Horizonte/MG Ajuste na proposta aprovada pela comissão da Reforma seria que os Prefeitos , Governadores e também Deputados Estaduais/Distritais e Vereadores tomariam posse em 10 de janeiro e Presidente da República/ Senadores e Deputados Federais tomariam posse em 15 de Janeiro.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/jun
16:20
Por Ailton Dias de Oliveira | Belo Horizonte/MG A posse deveria ser no 1 de janeiro apos as eleicoes em outubro.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
15:46
Por Alexandre Gustavo Melo Franco Bahia | Belo Horizonte/MG Tá aí uma proposta totalmente desnecessária....
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/jun
19:17
Por Marcelo Claudio Carvalho | Belo Horizonte/MG Creio que a regra deve ser mantinda, posse no dia 1o de cada começo da legislatura.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
21/jun
22:06
Por Geraldo Malaquias Lins Junior | Partido Socialismo e Liberdade - PSOL | Belo Horizonte/MG Sou contra a forma atual, deve-se tomar posse no dia 15 do mês de janeiro.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0


páginas 1/4
Ir para Ir para

Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 38
Removidas pelo moderador (total): 0



Contribuições por tema












Contribuições mais apoiadas


5
Marcelo C. G. Leite | Belo Horizonte/MG

Apoio a proposta aprovada pela maioria dos membros da Comissão da Reforma Política do Senado Federal


1
Werlesson Jorgeo do Nascimento Sampaio | Belo Horizonte/MG

Sou contra. Acredito que desta forma apenas se adia o início do trabalho sem qualquer benefício de fato. No meu po(...)


1
Marco Antonio Pimenta Ferreira | Belo Horizonte/MG

Isto é perda de tempo. A data da posse pode ser a que está em vigor hoje. Ficar discutindo isto é bobagem e deixamos de (...)


1
Geraldo Malaquias Lins Junior | Partido Socialismo e Liberdade - PSOL | Belo Horizonte/MG

Sou contra a forma atual, deve-se tomar posse no dia 15 do mês de janeiro.