Participe
Filiação partidária e domicílio eleitoral
Consulta Pública - Filiação partidária e domicílio eleitoral
Consulta Pública - Filiação partidária e domicílio eleitoral Todos os temas
Filiação partidária: filiação de cidadão a partido político. A lei eleitoral determina como condição para ser eleito o político com filiação partidária formalizada há pelo menos um ano das eleições, salvo prazo superior exigido pelo estatuto do partido.

Domicílio eleitoral: lugar de residência do cidadão, que, se tiver mais de uma moradia, pode ter qualquer delas considerada como domicílio eleitoral. Para concorrer a eleição, o candidato deve possuir domicílio eleitoral na respectiva localidade PPR pelo menos um ano antes do pleito.

Há propostas de extensão desses prazos.

Contribuições do tema: Filiação partidária e domicílio eleitoral

Mostrando de 11 a 20 de 43 contribuições

Data Contribuições Positivas Negativas Ordenar por negativas
18/jun
08:37
Por Werlesson Jorgeo do Nascimento Sampaio | Belo Horizonte/MG O prazo para considerar-se domicílio eleitoral deve ser maior. Ainda, deve ser verificada sua permanência efetiva na localidade na maior parte do tempo, e não apenas exigir um comprovante de residência.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
12:41
Por Adriana Sabino | Belo Horizonte/MG Concordo com o prazo de filiação partidária formalizada há pelo menos 1 ano das eleições e com a exigência de registro do domicílio eleitoral de, no mínimo um ano antes das eleições.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
13:03
Por Carlos Henrique F. A. Costa | Grupo Balada | Barbacena/MG a favor de que o candidato so possa concorrer no domicilio eleitoral no qual nasceu. Ex.: nasceu em Barbacena - MG somente podera concorrer a cargos de vereador e prefeito nesse municipio. E somente podera ser candidato a deputado e senador pelo Estado de MG) nada mais justo de que representar a cidade e o Estado no qual nasceu. totalmente contra o atual sistema de domicilio eleitoral.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/jun
08:36
Por Alexandre Maciel Couto de Sá | Belo Horizonte/MG Sou contra a necessidade de ser filiado a uma partido para se candidatar a um cargo público. Hoje não há partidos que representam de fato a ética, o fim da corrupção e o fim da impunidade. E nenhum que tenha valores e princípios, de fato, liberais. No mais, creio que esta reforma política está londe do que o povo espera, ou seja: fim do voto obrigatório, fim do voto secreto no parlamento, fim do voto de legenda (deveriam ser eleitos os candidatos que tiverem mais votos nas urnas, independente de qual seja o seu partido.), voto distrital, ficha limpa, transparência absoluta, fim do foro privilegiado e imunidades (desvio de verbas públicas deveria ser tratado como crime HEDIONDO, portanto, inafiançável e imprescritível.), meritocracia, apenas concursados servirão os poderes públicos, fim da estabilidade no funcionalismo, redução drástica da carga tributária e revisão do injusto pacto federativo, dando mais liberdade e recursos para municípios e estados.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
11:15
Por Lucia Lima Lobo Leite | Belo Horizonte/MG Sou a favor da filiação partidária e domicílio eleitoral. A filiação por pelo menos um ano é interessante para o cidadão realmente conhecer o partido, se integrar a ele e ajuda a evitar a troca constante de legenda partidária. O domicílio eleitoral é interessante para que os cidadãos realmente votem em candidatos que têm maior conhecimento sobre o local em que residem e possa solucionar problemas regionais com maior presteza, captar recursos para a região se desenvolver e representá-la apropriadamente. É possível reduzir casos em que o candidato apenas receba o voto dos cidadãos locais, mas não faça nada por eles.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
14:02
Por Paulo Samuel Cosza | Belo Horizonte/MG Acho os prazos de domicilio nocivo aos eleitores
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
10:30
Por Saulo Cunha Guimarães | Belo Horizonte/MG Completamente a favor, tendo em vista a necessário relação de indentidade que deve existir entre eleitor e candidato. O candidato deve sair do seio social de quem o elege.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
11:37
Por Jacques Herskovic | Belo Horizonte/MG Partido político no Brasil é uma ficção. Devemos é extinguir esta nefasta figura de partido político.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
18:38
Por Marco Antonio Pimenta Ferreira | Belo Horizonte/MG Domicílio eleitoral tem que ser uma coisa séria e que no Brasil não é respeitada pois os políticos enganam a sociedade. Dois exemplos típicos José Sarney senador pelo Amapá e Ciro Gomes com domicílio eleitoral em São aulo. É brincadeira.....
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/jun
19:21
Por Marcelo Claudio Carvalho | Belo Horizonte/MG Quanto a filiação partidária, creio que é coerente. Quanto ao domicílio eleitoral devemos combater para que não ocorra de candidatos de outra cidade ser prefeito em outra e o Sarney (dono do maranhão) seja senador por outro estado. Uma vergonha.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0


páginas 2/5
Ir para Ir para

Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 43
Removidas pelo moderador (total): 0



Contribuições por tema












Contribuições mais apoiadas


7
Marcos Leonel de Campos | Pompéu/MG

Sou favorável como esta, a filiação partidária, um ano antes da eleição. Domicílio eleitoral também, precisa melhorar é (...)


2
Marcelo C. G. Leite | Belo Horizonte/MG

A Filiaçao partidária deveria ser permitida ao cidadão a partir dos 18 anos completos, e só poderia ser mudada a cada no(...)


1
Oriel de Paula | Pedro Teixeira/MG

haveria prejuízo para os municípios pequenos, mas o correto seria o eleitor votar onde reside. Eliminaria as compras de (...)


1
Lourdes Zaniratti | Belo Horizonte/MG

Esta pesquisa está direcionada e não atende aos interesses dos cidadãos. Não estão incluídas as questões referentes(...)


1
Vitor Greco Michelini | Belo Horizonte/MG

O candidato deve representar a região e/ou distrito onde viveu e vive. Ter uma longa vida no Maranhão e candidatar-se po(...)