Participe
Sistemas eleitorais
Consulta Pública - Sistemas eleitorais
Consulta Pública - Sistemas eleitorais Todos os temas
São, além de formas de escolha de quem terá atribuições e encargos do Governo, sistemas com funções de controle, expressão e representação de interesses. No caso do Brasil, Estado de Direito organizado sob a forma de república presidencialista, o sistema eleitoral trata das formas de eleição dos membros do Poder Legislativo e do chefe do Poder Executivo.

Contribuições do tema: Sistemas eleitorais

Mostrando de 61 a 70 de 90 contribuições

Data Contribuições Positivas Negativas Ordenar por negativas
24/jun
17:04
Por Waldemar Lopes Jr. | Belo Horizonte/MG A reforma deve também facilitar a convocação pelos eleitores de referendo, plebiscito e iniciativa popular
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
24/jun
17:09
Por Waldemar Lopes Jr. | Belo Horizonte/MG A Reforma Política deve ser legitimada pelos cidadãos mediante Referendo para que, ao final do processo, o eleitor aprove (ou não) cada tema proposto.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
24/jun
17:21
Por Waldemar Lopes Jr. | Belo Horizonte/MG Alem de mudanças no sistema eleitoral, é preciso melhorar as práticas e o comportamento dos políticos. A reforma deve também deterrminar: - o fim da imunidade parlamentar e do foro privilegiado; e - aexigência do voto aberto nas votações dos vereadores, deputados e senadores (o eleitor tem o direito de saber como votou o seu representante).
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
27/jun
10:03
Por Kiko Vieira | Belo Horizonte/MG Concordo com o sistema majoritario uninominal. Acredito que com esse sistema o eleitor não vai esquecer em qual candidato votou e, se eleito, cobrar-lhe suas obrigações de legislador e fiscal do executivo, além dos compromissos assumidos.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
27/jun
11:22
Por Alexandre Amorim da Silveira | CEFET-MG | Belo Horizonte/MG Sou favorável ao sistema majoritário uninominal, e ainda em que cada partido possa lançar apenas um candidato por distrito. Dessa forma as eleições legislativas girariam muito mais em torno de propostas para uma região (distrito) já que os candidatos deveriam ser o mais ilibados e preparados possíveis. Também que o candidato tenha domicilio eleitoral no distrito a pelo menos cinco anos. Assim, é possível para a população de um distrito conhecer bem seus candidatos, e principalmente o eleito. Isso aproxima a população dos seus representantes de fato, possibilitando maior cobrança e controle.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
27/jun
12:35
Por Alysson dos Santos | Belo Horizonte/MG Para o Brasil o melhor seria o Sistema majoritário uninominal ou distrital, primeiro por que esta sistema impede que os lesgisladores esqueçam dos seus eleitores pois eles dependeram deles a 4 anos para vencer novamente a eleição, segundo como cada distrito elege 1 nome fica fácil para cada eleitor saber quem o seu voto elegeu facilitando a cobrança e terceiro acaba com a figura do puxador de votos que faz com que candidatos notoriamente reprovados pela população sejam eleitos escondidos em listas.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
12:05
Por Henrique Ferreira Guimarães | Belo Horizonte/MG Concordo com o sistema majoritário uninominal. O sistema proporcional com lista fechada deve ser EXTINTO. É um absurdo para um país que se diz democrático você votar em um candidato e o partido escolher outro.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
12:16
Por Carlos Guizan | Belo Horizonte/MG Prefiro votar diretamente no candidato, portanto acredito que o sistema majoritario uninominal seja a melhor opcao, pois as regioes teriam maior representatividade e ficaria mais facil ao cidadao acompanhar a evolucao de seu candidato, no qual no proximo pleito o eleitor pode reafirmar sua escolha, ou optar por outra mais adequada.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
20/jun
15:42
Por Joao Batista de Souza | Uberlândia/MG Aos Srs. Representantes do povo. Não queremos voto distrital. NUNCA! Deixa como está!
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

1
0
18/jun
15:51
Por Alexandre Gustavo Melo Franco Bahia | Belo Horizonte/MG Ganharíamos muito com a adoção do sistema distrital misto, como ocorre na Alemanha.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0


páginas 7/9
Ir para Ir para

Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 90
Removidas pelo moderador (total): 1



Contribuições por tema












Contribuições mais apoiadas


14
Rony Von dos Reis de Camargos | Unaí/MG

O Sistema majoritário uninominal permitirá que o cidadão, opine, apresente propostas e cobre diretamente do representant(...)


13
Hugo Rebello | Montes Claros/MG

Sou contra a lista fechada porque: 1- representa voto indireto, onde quem escolhe o candidato não é o eleitor, mas o par(...)


6
Dilce M Cunha | Juiz de Fora/MG

Sou a favor do sistema majoritário uninominal por entender que nesse sistema todas as regiões teriam uma representativid(...)


5
Reisvelt Tomich | Teófilo Otôni/MG

Vamos acabar com esta pratica, que seja os 77 mais votados.


5
João Max de Sousa | Monte Alegre de Minas/MG

No Brasil os eleitores votan escolhendo o candidato e não o partido , portanto é um absurdo que a vontade maior do voto (...)


5
Leonardo Camargos Faria | Belo Horizonte/MG

Executivo: permanece com as mesmas regras. Legislativo: concurso público ao invés de eleição. O legislador seria, assim,(...)