Participe
Sistemas eleitorais
Consulta Pública - Sistemas eleitorais
Consulta Pública - Sistemas eleitorais Todos os temas
São, além de formas de escolha de quem terá atribuições e encargos do Governo, sistemas com funções de controle, expressão e representação de interesses. No caso do Brasil, Estado de Direito organizado sob a forma de república presidencialista, o sistema eleitoral trata das formas de eleição dos membros do Poder Legislativo e do chefe do Poder Executivo.

Contribuições do tema: Sistemas eleitorais

Mostrando de 81 a 90 de 90 contribuições

Data Contribuições Positivas Negativas Ordenar por negativas
19/jun
12:09
Por Marcos André Nonaka | Universidade Federal de Minas Gerais (estudante) | Belo Horizonte/MG Sou a favor da manutenção do sistema majoritário para escolha de senadores, prefeitos, governadores e presidente da República e da implantação do sistema majoritário uninominal, ou sistema distrital, para eleição de deputados federais e estaduais. Pois acredito que este sistema aproximaria o candidato do eleitor, uma vez que este elegeria um representante para o seu distrito, tendo maior poder de cobrança e fiscalização sobre seus trabalhos. O foco do político também aumentaria, já que ele estaria representando primeiramente os interesses de seu distrito e, consequentemente, de sua unidade territorial, que estaria representada em sua totalidade, não havendo concentração de candidatos eleitos somente em determinada região do estado. Outra vantagem deste sistema é que cada partido indicaria somente um nome por distrito, dando ao eleitor a possibilidade de escolher entre candidatos da situação e oposição, de acordo com sua aprovação da atual gestão executiva. Este sistema funcionaria muito bem caso houvesse uma separação entre eleições parlamentares e governistas.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/jun
12:20
Por Fernanda Penna | Belo Horizonte/MG sistema majoritário uninominal - tem a vantagem de o eleitor estar mais próximo do candidato, facilitando o contato, as cobranças...; sistema majoritário pluriniminal - não concordo, pois os distritos maiores sempre teriam mais representates.; Sistema porporcional - desde que sejam colocados os mais votados; Sistema misto - não concordo; Cota de Gênero - independentemente de ser homem ou mulher, tem que ser FICHA LIMPA. Nada de cotas.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/jun
13:23
Por Gilvan Terra de Oliveira | Piumhi/MG Acho um absurdo esse quociente partidario. Nem os politicos no Brasil sabem quais são as propostas do partido, quem dirá o eleitor. Tem que vencer o candidato que tem mais voto.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
01/jun
12:06
Por Marcelo C. G. Leite | Belo Horizonte/MG Sou favorável ao Sistema Majoritário Uninominal, pois no caso de Minas se poderia dividir o estado em 51 distritos para a eleição para a câmara dos deputados, e seriam eleitos os 51 politicos mais votados em cada distrito, reduziria os gastos com as campanhas, pois a campanha ficaria reduzida a aquele distrito, e no caso estadual seria criados 77 distritos e eleitos os mais votados em cada distrito, reduzindo também os gastos com as campanhas.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

4
0
20/jun
19:25
Por Leonardo Camargos Faria | Belo Horizonte/MG Executivo: permanece com as mesmas regras. Legislativo: concurso público ao invés de eleição. O legislador seria, assim, um agente político semelhante ao juiz de direito e promotor de justiça, com carreira funcional. Teríamos um código de processo legislativo eficiente para garantir a representatividade da população à confecção de novas leis. . Teríamos vários ganhos: não haveria mais eleição (e nem o seu custo para o estado e muito menos recursos financeiros, sejam públicos ou privados, para campanhas eleitorais), foco na legislação e não no assistencialismo, independência total do mandato do executivo, criação de câmaras estaduais nas cidades do interior, redução significativo do número de partidos políticos (seriam restritos ao executivo), menor número de assessores e funcionários nas câmaras, menor (ou quase nula, teoricamente) interferência política do executivo na confecção das leis, acesso real da população aos legisladores, maior transparência na votação das leis (que seriam votadas por colegiado interno e com voto aberto e justificado), etc. A idéia central é que o legislador pertença a um órgão realmente autônomo, sem que ele precise pensar na próxima eleição assim que assume o mandato e, caso não eleito, não precise negociar em qual órgão da administração pública ele assumirá como diretor enquanto não possuir mandato.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

5
0
20/jun
22:47
Por Amanda Monique Maia | Belo Horizonte/MG Diante dos problemas estruturais e alguns procedimentos do atual sistema político, defendo a adoção da lista fechada na possível Reforma Política no Brasil. Esta traria como possiveis consequencias: o mandato passaria a pertencer ao partido e não a pessoa eleita, evitando assim a migração que ocorre dos candidatos para outro partido depois de eleitos. As bancadas parlamentares se tornariam mais coesas e eficientes e os partidos políticos mais fortes, o que facilitaria o aperfeiçoamento da democracia brasileira. Além disso, o novo sistema também traria como vantagens a ocorrência de uma diminuição de disputas por votos entre os candidatos do próprio partido; um maior controle da Justiça Eleitoral no financiamento de campanhas, uma vez que o mesmo irá para o partido e não ao candidato; as cotas para mulheres dentro do partido/coligação seriam mais facilmente operáveis; estimularia os candidatos sem recursos a concorrerem eleitoralmente e principalmente evitaria o chamado ¿locomotivas eleitorais¿, que ocorre quando um candidato, muito bem votado ¿elege¿ outros candidatos do mesmo partido ou coligação que receberam poucos votos. Em suma, a lista fechada acenderia mais confiança do cidadão no governo, reduzindo a influência dos grupos de interesse.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

3
0
18/jun
08:46
Por Werlesson Jorgeo do Nascimento Sampaio | Belo Horizonte/MG Sistema majoritário uninominal Acredito que isto faria com que o político realmente buscasse se aproximar da sua base, não contando apenas com um grande partido para alcançar visibilidade.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
08:50
Por Cláudio Iwakami | Belo Horizonte/MG Proponho fim da obrigatoriedade...assim que quiser ser eleito, deve mostrar interesse e trabalho..
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
10:02
Por Wilson Baptista Junior | Belo Horizonte/MG Não deve ser adotado nenhum sistema de voto em lista. O eleitor escolhe a pessoa do candidato. Não deve haver quociente eleitoral, o voto deve também contar apenas para a pessoa que foi votada, e não servir para eleger nenhum outro candidato além do que foi votado. Não deve haver cotas de gênero nem de qualquer tipo. A escolha dos candidatos deve ser feita pelo mérito individual.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
10:04
Por Richard Cardoso | Belo Horizonte/MG O sistema uninominal é o mais justo, o eleitor vota no candidato e aquele candidato eleito tem relação com o local de seu eleitorado (distrito), melhora a representatividade, melhora a relação do eleitor com o seu representante, pois eles estarão mais próximos e combate uma deformidade que vem acontecendo eleição após eleição, onde pessoas muito conhecidas os chamados candidatos estrelas acabam por eleger junto a eles muitos outros que não obtiveram muitos votos, o sistema proporcional as vezes pode ser muito injusto com o eleitor, no sistema majoritário uninominal essas "injustiças" poderiam ser minimizadas.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0


páginas 9/9
Ir para Ir para

Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 90
Removidas pelo moderador (total): 1



Contribuições por tema












Contribuições mais apoiadas


14
Rony Von dos Reis de Camargos | Unaí/MG

O Sistema majoritário uninominal permitirá que o cidadão, opine, apresente propostas e cobre diretamente do representant(...)


13
Hugo Rebello | Montes Claros/MG

Sou contra a lista fechada porque: 1- representa voto indireto, onde quem escolhe o candidato não é o eleitor, mas o par(...)


6
Dilce M Cunha | Juiz de Fora/MG

Sou a favor do sistema majoritário uninominal por entender que nesse sistema todas as regiões teriam uma representativid(...)


5
Reisvelt Tomich | Teófilo Otôni/MG

Vamos acabar com esta pratica, que seja os 77 mais votados.


5
João Max de Sousa | Monte Alegre de Minas/MG

No Brasil os eleitores votan escolhendo o candidato e não o partido , portanto é um absurdo que a vontade maior do voto (...)


5
Leonardo Camargos Faria | Belo Horizonte/MG

Executivo: permanece com as mesmas regras. Legislativo: concurso público ao invés de eleição. O legislador seria, assim,(...)