Participe
Suplência de senador
Consulta Pública - Suplência de senador
Consulta Pública - Suplência de senador Todos os temas
De acordo com a Constituição Federal, cada senador é eleito com dois suplentes, que assumirão o mandato, transitoriamente, quando o titular se afastar para ser ministro, secretário de Estado ou de prefeitura de capital ou chefe de missão diplomática temporária. Os casos em que a suplência assume são: licença do senador por 120 dias; renúncia para assumir mandato de presidente, governador, prefeito ou seus respectivos vices; renúncia, morte ou cassação do senador eleito.

Por causa da alta incidência de casos de suplentes, normalmente desconhecidos do eleitor e que acabam exercendo parte significativa do mandato de senador, há propostas de alteração desse sistema, como redução do número de suplentes (de dois para um) e realização de novas eleições em caso de afastamento do titular.

Contribuições do tema: Suplência de senador

Mostrando de 81 a 90 de 99 contribuições

Data Contribuições Positivas Negativas Ordenar por negativas
18/jun
17:11
Por Wagner Jaques | Igarapé/MG TEM ACABAR
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
17:11
Por Wagner Jaques | Igarapé/MG TEM ACABAR
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
17:33
Por Patrícia Silva Lúcio | Sabará/MG Devemos pensar com cautela a proposta de que o segundo colocado ocupe o lugar do senador afastado. Acho que até poderíamos pensar esta alternativa, desde que o segundo colocado tenha um número mínimo de votos a ser estipulado. Imagine que um senador foi eleito com 80% dos votos e que, quando afastado, o segundo colocado, com 10% dos votos, ocupe sua vaga. Se o segundo colocado não tiver um número mínimo de votos para ocupar a vaga, dever-se-ia convocar novas eleições. Outra opção seria a obrigação de que o suplente seja apresentado aos eleitores, da mesma forma que o candidato. Ser mostrado no horário eleitoral, participar dos comícios, etc. Seria uma espécie de vice. Nesse caso sou a favor do suplente, mas acho que só é necessário um, e não dois. Concordo com a redução do tempo de mandato e a redução para dois senadores por estado.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
18/jun
18:00
Por Cesar Augusto Rolim de Oliveira | Belo Horizonte/MG Na minha opinião far-se-iam eleições para o senado e os titulares seriam os mais votados (de cada Estado, é lógico) e os suplentes os que lhes sucederem em quantidade de votos, independente de serem do mesmo partido ou coligação. Acho uma aberração o sistema atual, onde somos obrigados a engolir suplentes de quem nunca ouvimos falar ou em quem nunca votaríamos.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/jun
12:24
Por Fernanda Penna | Belo Horizonte/MG Não concordo nem com a suplência como é hoje, nem com a proposta. No caso de afastamento, morte, doença etc, do senador, o mais votado, independentemente do partido, fica com a vaga - por exemplo, 30 senadores entraram, foram eleitos. Na falta de um, o 31o. entra, independentemente de quem ele seja - partido etc. - entra por ter sido mais votado.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
19/jun
19:39
Por Marcelo Claudio Carvalho | Belo Horizonte/MG Temos que acabar com a suplência, com 4 anos e proporcional por estado.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0
11/jun
19:20
Por Lcristiano | Araguari/MG Infelizmente nossa Constitução Federal é repleta de erros, pois foi escrita por seres humanos e assim como todos nós, não somos perfeitos. Como conquência, é totalmente errado um senador ser eleito com 02 suplentes, visto que, muitos senadores se afastam do cargo e ao mesmo tempo aplica-se uma "rasteira" nos eleitores que confiaram seu voto em tal senador. É correto que o vice assuma o cargo. É vergonhoso para o Brasil continuar "bancando" suplentes com altos salários e se esquecerem que neste Brasil ainda existem milhões de pessoas que passam fome, não tem direto a saúde, educação e etc. A suplência de senador é apenas mais uma forma de subtrair o dinheiro público que deveria ser investido na melhoria do país/pessoas. O grande problema é que vocês políticos pensam que possuem vida eterna, não sabem viver a vida, querem dinheiro e mais dinheiro(poder) e depois quando chegam nos últimos dias de suas vidas, todo o enriquecimento patrimonial ficam para trás e suas vidas vão se embora. Sendo assim, passem a fazer o que é certo que com certeza passaram a ser respeitados e a classe de vocês ganharam mais forças, pois até o momento apenas uma media duzia de cidadões estão estão enviando contribuições.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

7
0
11/jun
04:49
Por Luiz Rodolfo Pereira da Silva | Belo Horizonte/MG Devemos acabar com os suplentes. O candidato não eleito mais votado deve substituir o titular afastado. Dessa forma, os senadores serão estimulados a cumprirem seus mandatos de forma integral, especialmente quando o substituto for um opositor.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

20
0
07/jun
09:38
Por Filipe Monteiro | Sete Lagoas/MG Deve-se acabar com os Suplentes. O próximo Senador mais votado nas eleicoes assume o cargo, independente de qual partido seja. Devemos respeitar a opinião dos cidadãos em relação ao candidato e nao ao partido. Os eleitores querem eleger pessoas e não um partido que mal conhecemos as intenções que há por tras deles.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

5
0
20/jun
11:18
Por Carlos Ramalho | Contagem/MG A questão que envolve a suplência de senador é a pior aberração desta República. Se um Deputado Federal deixa o mandato, por qualquer motivo que seja, assume o mais votado do partido ou coligação. Neste contexto não consigo entender porque da diferença em relação ao Senado. O que tem de Senador "Tampão" não é brincadeira. Sou favorável ao FIM da Suplência de Senador. Para os casos de vacância assume o Segundo colocado mais votado no Estado e assim sucessivamente.
Compartilhe:
Twitter Facebook
Permalink:

0
0


páginas 9/10
Ir para Ir para

Login

Entrar


Quantidade de contribuições

Todas: 99
Removidas pelo moderador (total): 0



Contribuições por tema












Contribuições mais apoiadas


20
Luiz Rodolfo Pereira da Silva | Belo Horizonte/MG

Devemos acabar com os suplentes. O candidato não eleito mais votado deve substituir o titular afastado. Dessa forma, os (...)


17
Reisvelt Tomich | Teófilo Otôni/MG

Temos de acabar com a suplência de senador, e diminuir para 4 anos como os deputados. Serão eleitos juntos com os deput(...)


11
Laurita Efigenia Gomes | Betim/MG

O suplente de senador deve ser o senador mais votado independente do partido. Fim destes suplentes fantasmas. (...)


7
Lcristiano | Araguari/MG

Infelizmente nossa Constitução Federal é repleta de erros, pois foi escrita por seres humanos e assim como todos nós, nã(...)


5
Filipe Monteiro | Sete Lagoas/MG

Deve-se acabar com os Suplentes. O próximo Senador mais votado nas eleicoes assume o cargo, independente de qual part(...)


3
Saulo Roberto Lacerda da Silva | PDT - SABARÁ /Comando de Operações Especiais - COPE | Sabará/MG

Acho que a suplência de Senadores tem que ser atraves do voto, sendo em posição de votaçao, o mais votado assume e os ou(...)