Para acessar essa funcionalidade é necessário fazer login! Caso ainda não seja cadastrado, por favor, efetue seu cadastro.
Por meio do programa Casa Aberta, a Assembleia de Minas recebe cidadãos interessados em conhecer:
Os dias da semana e horários reservados às visitas institucionais são:
Cada visita tem a duração média de 50 minutos, seguindo um roteiro predefinido. Há duas opções de visitação, e a escolha deve ser comunicada pelo solicitante no momento do agendamento. Caso não o faça, será agendado o Roteiro Política e Participação.
Em caso de dúvida, Fale com o CAC ou ligue (31) 2108-7800.
Os grupos são recebidos sempre por um monitor da Escola do Legislativo da ALMG. No caso de estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao ensino médio, as instituições de ensino podem pedir a inclusão de atividades com professores da Escola do Legislativo ou com outros servidores da Assembleia de Minas. Para estudantes universitários, a programação das visitas inclui sempre uma palestra sobre diferentes temáticas, ministrada por consultores da ALMG, a partir de solicitação da faculdade.
O programa de visitas Casa Aberta é uma iniciativa de comunicação aproximativa da Assembleia de Minas que tem como foco mostrar as diversas formas de participação e interação que o cidadão pode estabelecer com o Legislativo mineiro, cumprindo, assim, o princípio da publicidade da administração pública. Os princípios que alicerçam o Casa Aberta são:
- Participação dos cidadãos: as formas de participação da sociedade nas decisões políticas.
- Formação cidadã: o papel do Parlamento e uma síntese do processo legislativo.
- Inserção dos cidadãos no contexto histórico, político e cultural: o Memorial da Assembl... Leia mais
Não há um limite previamente definido. Essa é uma decisão das escolas que, normalmente, enviam um ou dois professores para acompanhar os estudantes.
A visita a um gabinete parlamentar é agendada de acordo com a solicitação da escola participante. Quando há essa demanda, a escola é convidada a sugerir o nome do deputado com o qual deseja conversar. Se não houver uma indicação, a própria Escola do Legislativo providencia o agendamento com um dos parlamentares.
Sim, de acordo com o perfil de cada instituição de ensino e do tipo de solicitação encaminhada à Escola do Legislativo. Os alunos do 6º e 7º anos do ensino fundamental recebem um exemplar do livro “Urano X Netuno”. A partir do 8º ano do ensino fundamental, os alunos recebem um exemplar da revista Coquetel. Ambas são destinadas ao público infanto-juvenil e trazem conteúdos ligados ao Poder Legislativo, servindo de apoio às visitas. Essas publicações são produzidas pela Assembleia de Minas.
A Escola do Legislativo dispõe ainda de publicações para distribuição aos estudantes universitários, quando há demand... Leia mais
Conceitos, expressões e termos usados com frequência