Para acessar essa funcionalidade é necessário fazer login! Caso ainda não seja cadastrado, por favor, efetue seu cadastro.
Em 2015, o Parlamento de Minas foi marcado por intensos trabalhos que mobilizaram, além do Plenário, as 21 comissões permanentes e as diversas comissões temporárias – entre as quais cinco comissões extraordinárias –, procurando, assim, cumprir a diretriz definida para o biênio 2015-2017, de "ser a voz dos mineiros na defesa dos interesses coletivos, das instituições públicas e da democracia".
Outro acontecimento relevante foi o acordo histórico entre o Governo de Minas e os representantes dos servidores da educação, em cuja negociação a Assembleia teve atuação fundamental.
Como resultado, foi promulgada a Emenda à Constituição Estadual 94 e sancionada a Lei 21.710, que representaram, ambas, significativas conquistas para a categoria, como a garantia de pagamento do piso salarial.
Destacam-se, dentre muitas normas:
Em resposta ao rompimento das barragens em Mariana e suas consequências, a ALMG criou a Comissão Extraordinária das Barragens e instalou a Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Doce (Cipe Rio Doce), entre outras ações.
A busca do consenso marcou os trabalhos legislativos de 2015.
Saiba mais também na reportagem que fez uma retrospectiva das atividades.
Espaço traz principais atividades da instituição, com destaque para ações em áreas como meio ambiente e educação.
Deputados da situação e da oposição avaliam bem os trabalhos na última reunião de Plenário do ano.
Em 2015, a ALMG aprovou projetos importantes em Plenário e colocou em discussão assuntos de interesse da população.
13/01/2016
Segurança Pública e Direitos Humanos foram o tema da edição do Parlamento Jovem. A regionalização marcou os trabalhos.
08/01/2016
Comissão Extraordinária promove ações para reforçar a presença feminina no Parlamento Mineiro e para o combate à violênc...
11/01/2016 09:30
Entre os assuntos que deverão ser debatidos, em 2016, estão a violência contra o idoso, o abandono e a falta de conselhos municipais para criar políticas públicas voltadas a essa parcela da população.
08/01/2016 07:15
O tema foi discutido no Ciclo de Debates, na ALMG, em 2015. Também mobilizaram os deputados problemas como a falta de leitos e de recursos para o setor.
Conceitos, expressões e termos usados com frequência