Para acessar essa funcionalidade é necessário fazer login! Caso ainda não seja cadastrado, por favor, efetue seu cadastro.
Este plano discute duas leis federais – 10.639/2003 e 11.645/2008 – que alteraram a LDB, passando a incluir a obrigatoriedade, em todo o território nacional, do ensino das culturas africana, afro-brasileira e indígena aos estudantes dos ensinos fundamental e médio.
O conceito de democracia será desenvolvido a partir das concepções que os alunos trazem de suas experiências e de pesquisas orientadas na internet. Em seguida, eles apresentarão as informações encontradas e, por meio de exposição dialogada, as ideias centrais da aula serão sistematizadas. Por fim, sugerimos algumas questões a serem debatidas de forma a relacionar os conceitos discutidos com o contexto de vivência dos alunos
A inclusão do voto feminino será abordada a partir de uma análise do conceito de cidadania, sua historicidade e seus avanços entre 1900-1934, com foco nas lutas femininas das mulheres do Estado do Rio Grande do Norte (potiguares) e no movimento das sufragistas na Inglaterra, entre outros pontos. Essa introdução ao tema será seguida por uma pesquisa na internet sobre o direito das mulheres nas décadas de 1920 e 1930. Depois, os alunos devem assistir ao filme As sufragistas em casa para, por fim, apresentarem em sala de aula a pesquisa e realizarem uma discussão orientada sobre o tema.
A diversidade cultural será trabalhada nesta atividade a partir da produção de um mapa colaborativo feito pelos alunos. Em um primeiro momento, os estudantes conhecerão a metodologia de mapa colaborativo a ser usada. Em seguida, serão abordados os conceitos de identidade e diversidade cultural. No próximo passo, os alunos deverão identificar locais com grande diversidade cultural seja no próprio bairro ou na cidade. Após isso, os alunos deverão compartilhar suas pesquisas e, juntos, produzirem um mapa da diversidade cultural.
A presença da diversidade étnico-racial, na mídia, será abordada por meio de uma atividade em que os alunos refletirão e debaterão sobre o assunto. Inicialmente, serão apresentadas imagens publicitárias de diferentes anos e distribuídas revistas para que os alunos, em grupo, observem as implicações dos padrões sociais na representatividade dos diferentes grupos étnico-raciais pelos veículos de publicidade. Em seguida, os estudantes deverão produzir e apresentar cartazes que demonstrem como a mídia trata a diversidade. A aula se encerrará com uma reflexão sobre os impactos da abordagem exclusiva dada a alguns grupos étnicos pela mídia e sobre a importância da representatividade.
Conceitos, expressões e termos usados com frequência