Meio-passe, câmeras em ônibus e inclusão de deficientes polarizam os debates na plenária final

Plenária final no Plenário da AssembleiaA integração do transporte coletivo na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a adoção de inciativas para inclusão de deficientes em ônibus e o incentivo ao uso de bicicletas nos centros urbanos foram algumas das propostas aprovadas na plenária final do Parlamento Jovem 2009, realizada em 13/11/09. Promovido anualmente pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em parceria com o curso de Ciências Sociais da PUC Minas, o programa busca estimular a participação política dos jovens e a reflexão sobre o papel do Parlamento. Este ano, o tema foi “Transporte Urbano”. As discussões e votações desta sexta foram realizadas no Plenário da ALMG.

Na reunião final, cerca de 100 estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de Belo Horizonte debateram e votaram as 21 propostas consideradas como prioritárias pelos grupos de trabalho do Parlamento Jovem. As sugestões foram divididas em três subtemas: “Integração do transporte coletivo na RMBH”, “Qualidade dos transportes: mecanismos de controle e fiscalização” e “Transporte estudantil”.

Quatorze propostas foram mantidas, algumas com modificações no conteúdo e no texto; três foram suprimidas; três, aglutinadas a outros itens; e uma foi transformada em moção a ser enviada aos municípios. Os estudantes ainda aprovaram uma nova proposta, que não constava da pauta. Com isso, o documento final ficou com 15 sugestões, que serão encaminhadas à Comissão de Participação Popular e poderão servir de base para a elaboração de proposições da ALMG.

Os temas que mais provocaram debates na plenária final foram o meio-passe para estudantes no transporte coletivo, a instalação de câmeras de vídeo em ônibus e iniciativas para inclusão de deficientes auditivários.

Veja cobertura completa da plenária »

Veja vídeo e mais fotos da plenária »

Palestra na PUC marcou o lançamento Monitores que vão atuar nas escolas tiveram curso na Escola do Legislativo
Os estudantes de seis escolas votaram nos temas, durante abertura na PUC

Transporte urbano foi escolhido em grande debate na PUC

Transporte Urbano, com 81 votos, foi o tema escolhido pelos estudantes das seis escolas da capital que participam da temporada 2009 do Parlamento Jovem. A eleição aconteceu na abertura da temporada 2009, na quarta-feira (19/8/09), na PUC, com presença diretores da faculdade e da Escola do Legislativo, dos presidentes das Comissões de Educação, Ruy Muniz (DEM), e de Participação Popular, André Quintão (PT). Os alunos escolheram entre três temas: Transporte Urbano, Juventude e Sexualidade, e Memória e Patrimônio. Leia mais »

Veja depoimentos » 

 

Facebook do Parlamento Jovem de Minas
Instagam do Parlamento Jovem de Minas

Edições do Parlamento Jovem

Perguntas Frequentes

  • O que é o Parlamento Jovem de Minas e quais são os seus objetivos?

    O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política e educação legislativa que visa ao empoderamento dos estudantes do ensino médio para que eles desenvolvam ações sociais e políticas, sobretudo aquelas que proporcionam uma interlocução com o Legislativo.
    Organizado em uma ampla rede de educação legislativa, integrada  pela Assembleia de Minas e pelas Câmaras Municipais e seus parceiros, o programa realiza um projeto anual no qual os jovens escolhem um tema de relevância social a ser trabalhado nos municípios integrantes da edição e encaminham propostas de ação legislativa às Câmaras Municipais e à ALMG.
    Leia mais

  • Como é desenvolvido o Parlamento Jovem de Minas?

    O projeto é desenvolvido e coordenado pela ALMG, através da Escola do Legislativo, em parceria com as Câmaras. É realizado em três etapas:
    - Municipal, que acontece nos municípios participantes, sob coordenação das Câmaras
    - Regional, que acontece em uma cidade-polo da região, sob a coordenação da Câmara do município polo
    - Estadual, que ocorre em Belo Horizonte, coordenada pela Assembleia Legislativa

  • Quem pode participar do projeto?

    Câmaras municipais convidadas pela ALMG, a partir de manifestação de interesse.

  • Como as Câmaras podem participar?

    O pré-requisito é que a Câmara interessada já ofereça atividades de educação para cidadania ou esteja comprometida com um programa visando desenvolvê-las. Confirmada a participação, a Câmara já se prepara desde o ano anterior, acompanhando algumas atividades do projeto, definidas pela Coordenação Estadual. Para saber mais, fale com a Escola do Legislativo.

  • Como posso inscrever minha escola?

    O processo de seleção das escolas públicas e particulares interessadas em participar do PJ Minas é feito pelas Câmaras Municipais, parceiras da ALMG nesse projeto. As Câmaras mobilizam outros parceiros e escolas de nível médio e superior da cidade. Para saber mais, fale com a Escola do Legislativo ou procure a Câmara de sua cidade.