Para acessar essa funcionalidade é necessário fazer login! Caso ainda não seja cadastrado, por favor, efetue seu cadastro.
A Escola do Legislativo da Assembleia de Minas tem por objetivo contribuir para a formação técnica e política de agentes públicos e da sociedade em geral. A Escola tem ações voltadas para deputados, vereadores, servidores da ALMG e de câmaras municipais mineiras, lideranças comunitárias, entidades e cidadãos interessados em aprofundar conhecimentos sobre política e Poder Legislativo. Além de atividades presenciais, a Escola do Legislativo também conta com mais um meio efetivo de construir e difundir a educação legislativa: a Educação a Distância.
Conheça as normas que regulamentam a Escola do Legislativo, criada em 1992.
Cursos, palestras e eventos sobre temas relacionados ao Legislativo, direcionados a segmentos da sociedade, Câmaras e órgãos públicos, ou abertos ao público em geral.
Cursos e eventos oferecidos conforme demandas dos setores da ALMG e a partir da identificação de oportunidades de capacitação profissional dos servidores.
Ações de capacitação, estudos e pesquisa, que têm o objetivo de produzir, refletir, sistematizar e disseminar conhecimentos sobre política e Poder Legislativo.
Ações de formação política para capacitação em educação legislativa e para cidadania, além de atividades educativas e de divulgação do Poder.
Redes de Escolas
A Escola do Legislativo participa de redes formadas por escolas de governo, de legislativos, de tribunais de contas e de formação de agentes públicos. O objetivo é compartilhar conhecimentos e experiências sobre boas práticas de formação e aperfeiçoamento profissional de servidores públicos, incentivando a produção de conhecimento em ambientes virtuais sobre o Poder Legislativo. A Escola participa das seguintes redes:
Rede Nacional de Escolas de Governo
Reúne instituições de ensino federais, estaduais e municipais de administração pública e escolas de governo vinculadas aos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A rede é coordenada pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel)
Reúne escolas, centros de treinamento, institutos de estudos e pesquisa e entidades vinculadas ao Poder Legislativo brasileiro, nos níveis federal, estadual e municipal, incluindo tribunais de contas. Seu objetivo é promover o aperfeiçoamento das atividades legislativas por meio de eventos educativos voltados para servidores públicos.
Rede de Escolas de Formação de Agentes Públicos de Minas Gerais (Reap-MG)
Reúne escolas de governo de órgãos públicos federais e estaduais, com atuação em Minas Gerais. Seus objetivos são compartilhar conhecimentos e experiências sobre formação de servidores públicos e promover parcerias em ações de educação destinadas a esse público.
Rede de Escolas do Legislativo de Minas Gerais – Em formação
Mobiliza as escolas das câmaras municipais mineiras, para multiplicar, por meio de parcerias, ações de capacitação e formação de seus servidores e atividades de formação política e de educação para cidadania. Em setembro de 2008, a Escola do Legislativo de Minas Gerais e o Ceac promoveram o Encontro com as Escolas de Legislativos Municipais Mineiros.
Em 1992, quando foi criada, a Escola do Legislativo tinha o objetivo de promover ações de capacitação e atualização de deputados e servidores da Assembleia de Minas. Hoje, além de cumprir essa missão, a Escola ampliou suas ações de formação técnica e política a diversos públicos externos, como agentes públicos, lideranças comunitárias e entidades, além dos demais cidadãos interessados na atuação do Legislativo.
A Escola do Legislativo tem atividades de capacitação (para servidores e público externo), de estudos e pesquisas e de educação legislativa. Entre os trabalhos desenvolvidos, destacam-se os voltados para as câmaras municipais, que favorecem a interiorização das ações da Assembleia de Minas; e as iniciativas para o público jovem, especialmente estudantes de escolas públicas e privadas, com foco na formação política e na educação para a cidadania. São cursos, palestras, exposições, treinamentos e debates que divulgam conhecimentos sobre as funções legislativas e estimulam sua reflexão.
As câmaras interessadas podem procurar informações nas próprias redes ou entrar em contato com câmaras de sua região que já têm escola ou atividades de capacitação. Podem ainda falar com a Escola do Legislativo.
O trabalho em rede é positivo porque permite:
* compartilhar conhecimentos e experiências sobre boas práticas de formação e aperfeiçoamento profissional de servidores públicos.
* produzir conhecimento sobre o Poder Legislativo.
* multiplicar, por meio de parcerias, ações de capacitação e formação de servidores e de formação política e de educação para cidadania.
A Escola do Legislativo mantém parcerias com instituições mineiras de educação superior para fomentar estudos e pesquisas sobre a política e o Parlamento. Uma das atividades é o programa “Pensando em Minas”, série de palestras destinadas à divulgação, apresentação e debate de teses, dissertações, pesquisas e trabalhos técnicos feitos por servidores da Assembleia de Minas ou pesquisadores externos. Se quiser mais informações sobre o programa, Fale com a Escola do Legislativo.
Outras atividades são o <... Leia mais
Conceitos, expressões e termos usados com frequência