Para acessar essa funcionalidade é necessário fazer login! Caso ainda não seja cadastrado, por favor, efetue seu cadastro.
A Etapa Estadual compreende o planejamento e o desenvolvimento das seguintes atividades:
Quando começa?
As Câmaras realizam oficinas de estudos do documento de propostas consolidadas para a Plenária Estadual.
Quando termina?
Com a entrega simbólica do Documento Final do Parlamento Jovem de Minas da edição à Comissão de Participação Popular. Essa comissão da Assembleia de Minas é encarregada de analisar as propostas e transformá-las em requerimentos de providências, projetos de lei e outras iniciativas.
O projeto continua em cada município, quando as Câmaras reúnem os estudantes, escolas e demais parceiros e apresentam o resultado do trabalho. Nesse momento, também mostram como a comunidade poderá acompanhar os desdobramentos das propostas apresentadas pelos estudantes da edição.
O Parlamento Jovem de Minas é um programa de formação política e educação legislativa que visa ao empoderamento dos estudantes do ensino médio para que eles desenvolvam ações sociais e políticas, sobretudo aquelas que proporcionam uma interlocução com o Legislativo.
Organizado em uma ampla rede de educação legislativa, integrada pela Assembleia de Minas e pelas Câmaras Municipais e seus parceiros, o programa realiza um projeto anual no qual os jovens escolhem um tema de relevância social a ser trabalhado nos municípios integrantes da edição e encaminham propostas de ação legislativa às Câmaras Municipais e à ALMG.
O projeto é desenvolvido e coordenado pela ALMG, através da Escola do Legislativo, em parceria com as Câmaras. É realizado em três etapas:
- Municipal, que acontece nos municípios participantes, sob coordenação das Câmaras
- Regional, que acontece em uma cidade-polo da região, sob a coordenação da Câmara do município polo
- Estadual, que ocorre em Belo Horizonte, coordenada pela Assembleia Legislativa
Câmaras municipais convidadas pela ALMG, a partir de manifestação de interesse.
O pré-requisito é que a Câmara interessada já ofereça atividades de educação para cidadania ou esteja comprometida com um programa visando desenvolvê-las. Confirmada a participação, a Câmara já se prepara desde o ano anterior, acompanhando algumas atividades do projeto, definidas pela Coordenação Estadual. Para saber mais, fale com a Escola do Legislativo.
O processo de seleção das escolas públicas e particulares interessadas em participar do PJ Minas é feito pelas Câmaras Municipais, parceiras da ALMG nesse projeto. As Câmaras mobilizam outros parceiros e escolas de nível médio e superior da cidade. Para saber mais, fale com a Escola do Legislativo ou procure a Câmara de sua cidade.
Conceitos, expressões e termos usados com frequência